Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Introdução aos estudos psicanalíticos

A partir dos conteúdos disponibilizados até o momento no presente curso,  apreendi que a psicanálise trouxe aspectos fundamentais referentes ao ser humano e que até  o seu advento não eram estudados, se quer se tinha conhecimento acerca deles.  Freud buscava investigar as estruturas internas do indivíduo nas suas ações concretas, nas relações com as pessoas e com o mundo, ademais nas suas escolhas. Ele se deteve a estudar a vida psíquica do ser humano e  ao se deter em questões concernentes a subjetividade humana nos trouxe a possibilidade de ampliar conhecimentos acerca da condição humana, a sua vida psíquica e subjetiva e o quanto ela interfere nas nossas vidas, em quem somos e como agimos. Freud olhou para o que não está explícito. Olhou para o que está por trás, encoberto e ali descobriu o inconsciente. Tudo que ele tratava na clínica o levava a pensar que havia algo desconhecido no ser humano. Ele descobre o inconsciente e como ele interfere na vida das pessoas de modo patológico também.  Ele descobriu que o inconsciente tem um funcionamento próprio, é atemporal, não tem espaço e tempo e que ele traz diversas informações a respeito das pessoas.

Freud propôs que há três espaços na mente humana . O consciente ( onde temos o conhecimento imediato), o pré-consciente ( está entre o consciente e inconsciente, onde o inconsciente se manifesta por meio dos sintomas fisiológicos e comportamentais) e o inconsciente ( conteúdo ausente da consciência).

Postulou acerca dos mecanismos de defesa. Ele buscava compreender o que causava o esquecimento ou a neutralização das memórias de eventos traumáticos. Para tal, ele descobriu o inconsciente e os seus mecanismos de defesa, a resistência, a repressão e a sublimação ( um dos destinos da pulsão em que se é possível transformar impulsos indesejados em algo menos danoso). Ademais, descobriu acerca da das três instâncias referentes à personalidade humana: o id, ego e superego que estão repletas de conteúdos oriundos de experiências pessoais e particulares. O inconsciente tem leis e uma lógica própria de agir que independe do indivíduo. Ainda que não se tenha consciência da existência dos conteúdos do inconsciente ele traz, vez por outra, ou dirige nossas preocupações sobreo mundo externo, pessoal. etc.

A partir dos pressupostos freudianos é possível um ser humano se tornar mais autônomo e livre, uma vez que se torna mais consciente das suas amarras.  Pelo autoconhecimento poderá lidar melhor com o sofrimento e as ausências.  Em relação às organizações das sociedades contemporâneas é inegável a importância de Freud mesmo porque um individuo possui dimensões psíquicas e sociais. Questões internas do individuo revelam questões com o exterior, a sociedade. Ele interage com outros, com a sociedade, o mundo exterior e não apenas consigo mesmo. Há uma relação entre o desenvolvimento da cultura e da constituição psíquica também.