Ju
Citação de Erivaldo Ferreira em maio 11, 2025, 6:57 pmEm psicanálise, "identificação de imagem" refere-se a um processo onde o sujeito se relaciona com uma imagem, muitas vezes uma imagem visual, e a incorpora como parte de sua própria identidade, afetando sua autoimagem e a forma como percebe o mundo. Este processo é crucial na formação do ego e na construção da subjetividade, especialmente no estágio do espelho, onde a criança se identifica com a imagem que vê no espelho, como um "eu" separado. Estádio do Espelho (Lacan):
Jacques Lacan descreve o estágio do espelho como um momento crucial na formação da identidade, onde a criança, ao reconhecer sua imagem no espelho, começa a se identificar com essa imagem, criando uma sensação de unidade e separação do outro. Essa identificação com a imagem do espelho é a base para a formação do ego e da noção de "eu".
Em psicanálise, "identificação de imagem" refere-se a um processo onde o sujeito se relaciona com uma imagem, muitas vezes uma imagem visual, e a incorpora como parte de sua própria identidade, afetando sua autoimagem e a forma como percebe o mundo. Este processo é crucial na formação do ego e na construção da subjetividade, especialmente no estágio do espelho, onde a criança se identifica com a imagem que vê no espelho, como um "eu" separado. Estádio do Espelho (Lacan):
Jacques Lacan descreve o estágio do espelho como um momento crucial na formação da identidade, onde a criança, ao reconhecer sua imagem no espelho, começa a se identificar com essa imagem, criando uma sensação de unidade e separação do outro. Essa identificação com a imagem do espelho é a base para a formação do ego e da noção de "eu".