Lacan - imagem
Citação de Acacio Giovanelli em agosto 25, 2025, 11:45 pmA sociedade contemporânea vive presa à lógica da imagem e do espetáculo. Observando Lacan sobre a imagem do eu, quando o sujeito se fixa apenas na imagem — como acontece hoje nas redes sociais e nas mídias — ele perde a chance de construir sua própria história e singularidade, ficando aprisionado em repetições de culpa, punição e imitação. Para Lacan, a imagem é necessária para formar o "Eu" (Espelho). Mas se ficarmos só presos na imagem, o sujeito não aparece - só repetição, rivalidade e autopunição.
A sociedade contemporânea vive presa à lógica da imagem e do espetáculo. Observando Lacan sobre a imagem do eu, quando o sujeito se fixa apenas na imagem — como acontece hoje nas redes sociais e nas mídias — ele perde a chance de construir sua própria história e singularidade, ficando aprisionado em repetições de culpa, punição e imitação. Para Lacan, a imagem é necessária para formar o "Eu" (Espelho). Mas se ficarmos só presos na imagem, o sujeito não aparece - só repetição, rivalidade e autopunição.