Letras e Psicanálise
Citação de Julie.longo em dezembro 27, 2024, 2:21 amSou formada em Letras e portanto passei 4 anos desvendando perfis de heróis, anti heróis, vilões de obras literárias eternizadas não apenas de língua portuguesa, mas da literatura inglesa e norte-americana, e jamais pude deduzir que havia ali, uma forte conexão com a psicanálise. A ideia de que as obras literárias giram em torno da falta de, assim como nossa vida, dada a cisão forçada que sofremos, do corpo perfeito da mãe, mudou para sempre minha maneira de interpretar o que leio. Personagens clássicos tais como: Hamlet, Gatsby, Alice no país das maravilhas entre tantos outros, são certamente, a partir de um olhar psicanalítico, a própria história, um case digno de profunda observação. Poder analisar mais do que a história e a narrativa, adentrando na mente do personagem que dá enredo a ela é incrível e enriquecedor. Certamente minha releitura dessas obras trará muitas novas interpretações. Para mim, arte era subjetividade, mas aquela que meramente criamos, ao acaso, o que me fazia considerar o escritor super humano, transcendente da mediocridade do uso da linguagem média popular. Vejo agora que poderia perfeitamente criar um personagem partindo do princípio de suas angústias, complexo de Édipo, pulsões de morte e vida, arquétipos, ID etc… antes mesmo de determinar seu nome, naturalidade, estado civil, entre outros. Incrível!
Sou formada em Letras e portanto passei 4 anos desvendando perfis de heróis, anti heróis, vilões de obras literárias eternizadas não apenas de língua portuguesa, mas da literatura inglesa e norte-americana, e jamais pude deduzir que havia ali, uma forte conexão com a psicanálise. A ideia de que as obras literárias giram em torno da falta de, assim como nossa vida, dada a cisão forçada que sofremos, do corpo perfeito da mãe, mudou para sempre minha maneira de interpretar o que leio. Personagens clássicos tais como: Hamlet, Gatsby, Alice no país das maravilhas entre tantos outros, são certamente, a partir de um olhar psicanalítico, a própria história, um case digno de profunda observação. Poder analisar mais do que a história e a narrativa, adentrando na mente do personagem que dá enredo a ela é incrível e enriquecedor. Certamente minha releitura dessas obras trará muitas novas interpretações. Para mim, arte era subjetividade, mas aquela que meramente criamos, ao acaso, o que me fazia considerar o escritor super humano, transcendente da mediocridade do uso da linguagem média popular. Vejo agora que poderia perfeitamente criar um personagem partindo do princípio de suas angústias, complexo de Édipo, pulsões de morte e vida, arquétipos, ID etc… antes mesmo de determinar seu nome, naturalidade, estado civil, entre outros. Incrível!