Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Literatuda, Psicanalise e Filosifia

A literatura abrange a cultura na sociedade como um todo.

Psicanálise é um campo de investigação teórica e clinica da psique humana.

A Filosofia busca o conhecimento, movido pela curiosidade, pelo questionamento do mundo sobre os fundamentos da realidade.

Todos são bem destintos, porém são envolvidos por humanas, envolvidos no serviço a sociedade.

Há uma relação profunda entre estas três áreas do saber, apesar de suas especificidades. Filosofia, Psicanálise e Literatura sempre estiveram em busca daquilo que fazia sentido, que justificasse os fatos, o comportamento humano e suas consequências, sempre no esforço de entender os anseios do ser humano e suas relações, mas cada qual com seus elementos científicos. Desde que o mundo é mundo, o homem está em busca de si mesmo, começou pela filosofia e seus grandes pensadores. Por volta do século XIX surge Freud com sua obra magnífica - "Interpretação dos Sonhos", que dá um norte sobre os anseios do pensamento humano e a literatura vem constituir de forma mais organizada e criativa, o pensamento e a cultura humana.

São três ciências distintas que se entrelaçam o tempo todo e nos fornecem um repertório rico, especialmente para a psicanálise, pois a mitologia grega, por exemplo, fornece conteúdo perfeito para a reflexão de Freud sobre o complexo de Édipo, que dá origem a esse conceito fundamental de uma de suas teorias. A contribuição da literatura à Psicanálise é de fundamental importância. A exemplo disso, temos as obras de Clarice Lispector, com conteúdo extremamente complexo e de uma profundidade de reflexão imensuráveis. A literatura nos forma, nos educa sobre o mundo e sobre nós mesmos, nos leva à subjetividade que Freud exaustivamente estudou para compreender a construção do psiquismo.

É muito bom conhecermos essas áreas para sabermos lidar com nós mesmo e com as pessoas, pois cada parte é muito rica e temos algo a aprender com elas