Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

literatura, filosofia e psicanálise

 

Freud partiu do principio do prazer que é uma busca incessante pela satisfação das necessidades biológicas do organismo: excretar, repousar, alimentar e copular. Tendo o individuo a mãe como primeiro objeto de desejo, que não pode ser finalizado, o individuo começa a reprimir seus desejos e começa a ter no trabalho a compensação desse prazer, ou seja, a falta de prazer é compensada pela realidade ( principio do prazer x principio da realidade ). Sendo excessivas essas exigencias o individuo acabar por adoecer e essa enfermidade é chamada de neurose. Essa sublimação é um escoadouro para a frustração sexual sendo traduzida por construções  fisicas ou artisticas. Esse trauma é jogado para o inconsciente e volta em sonhos ou outros sintomas  o que vai ocasionar também a transição para relações extrafamiliares.

Apesar de Freud se utilizar de obras literárias que nem sempre traduzem a realidade, é atraves da literatura que construimos nossos valores e nos relacionamos com as pessoas, pois a literatura é o discurso fundante da cultura e do pensamento. Platão fez a separação da filosofia e literatura pois acreditava que os poetas disvirtuavam a verdade em muitos casos.  A partir se deu o início do discurso filosófico e a psicanálise passou a ser usada somente dentro dos consultórios para o tratamento das neuroses e transtornos.

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱