Literatura, Psicanálise e Filosofia
Citação de Antonio Saraiva em junho 23, 2023, 11:51 pmEste módulo constitui-se, para mim até agora, talvez, como o de melhor apreensão, impacto e aproveitamento dos conteúdos do curso, talvez pela minha afinidade e interesse com o tema(s) em si. Quando falamos em literatura, o campo torna-se vastíssimo e incalculável. A tal ponto, que podemos incluir nele quase todos os saberes. O pensamento filosófico articulado através das suas correntes, traz-nos o horizonte interminável da reflexão e da compreensão do pensamento do homem no seu tempo, associado a valores sociais, culturais e políticos. A psicanálise, trabalha a compreensão dos fluxos da mente humana, através de estímulos e sugestões que estão intimamente relacionados com os textos, a produção nas artes, a leitura e os pensamentos (e normas) preconizados por cada sociedade, inserida na sua época. Assim, literatura, psicanálise e filosofia parecem constituir partes de uma imensa "pangeia", agora repartida pelos seus temas de estudo, perfeitamente relacionados, unos e interdependentes.
Este módulo constitui-se, para mim até agora, talvez, como o de melhor apreensão, impacto e aproveitamento dos conteúdos do curso, talvez pela minha afinidade e interesse com o tema(s) em si. Quando falamos em literatura, o campo torna-se vastíssimo e incalculável. A tal ponto, que podemos incluir nele quase todos os saberes. O pensamento filosófico articulado através das suas correntes, traz-nos o horizonte interminável da reflexão e da compreensão do pensamento do homem no seu tempo, associado a valores sociais, culturais e políticos. A psicanálise, trabalha a compreensão dos fluxos da mente humana, através de estímulos e sugestões que estão intimamente relacionados com os textos, a produção nas artes, a leitura e os pensamentos (e normas) preconizados por cada sociedade, inserida na sua época. Assim, literatura, psicanálise e filosofia parecem constituir partes de uma imensa "pangeia", agora repartida pelos seus temas de estudo, perfeitamente relacionados, unos e interdependentes.