Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Literatura, Psicanálise e Filosofia

A Literatura é a arte de escrever com estética, formas, que retrata estórias com ou não sentido lírico poético. A Filosofia trás o questionamento, reflexão, conhecimento, instiga o pensamento. A Psicanálise o entender o ser humano através da análise comportamental e do pensamento. Ambas se entrelaçam, apesar de distintas em seus conceitos, contribuem para construção da análise comportamental da história, dos seus autores, da humanidade, e dos diferentes aspectos da existência.

A Psicanálise estabeleceu desde cedo relações com a literatura, Freud se valeu de personagens das tragédias gregas para desenvolver alguns de seus conceitos.

e argumentações .Na clínica psicanalista , a função do analista  é a leitura  das formações do inconsciente.

Literatura e psicanálise têm  como  fundamento o  trabalho com a linguagem. Feud  descobriu a existência da realidade psíquica  diferente da material.

A literatura ,a filosofia e a psicanálise são discursos que se iniciam sem fronteiras bem definidas,a tentativa de delimitá-las é ,milenar e constitui a fundação do discurso filosófico.Freud reconhecia a carência de dados para estudos empíricos à época sobre a mente humana,o levava a amparar-se na literatura e na filosofia para desenvolver suas teorias.

Da mesma forma que o discurso filosófico foi concebido com o objetivo de refletir sobre a verdade e a essência  ontológica do cosmos (universo)n aGrécia antiga, a psicanálise foi concebida mais que uma teoria,um método terapèutico empiricamente ao consultorio psiquiátrico/psicanalítico para tratamento de neuroses sintomáticas (fobias ,histerias, obsessões,transtorno obsessivo compulsivo.