Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Literatura, Psicanalise e Filosofia

Embora não apresentem limites claros entre si, elas se complementam. A literatura constitui um discurso fundante da cultura e do pensamento ocidental, assim como a filosofia grega, desde os pré-socrates, os textos entre ambas podem se confundir devido o discurso literário não ter uma fronteira bem definida em relação ao discurso filosófico.

Freud, por sua vez recorreu a literatura clássica, para amparar e elaborar como funciona o aparelho psíquico. Da tragédia grega surgiu um dos conceitos mais importantes de sua teoria, o complexo de Édipo.

Platão desejava expulsar os poetas da polis, declarando que suas representações eram distorcidas e perigosas, porém ele se utilizava de formas literárias como o diálogo narrado, fazendo do literário o caminho do conhecimento.

A teoria psicanalítica pode se aplicada a um texto literário ou uma tese filosófica. Os estudos literários tiveram forte impacto da teoria psicanalítica em sua modalidade de interpretação e sua linguagem, a identidade e o sujeito.

Sendo assim, a filosofia (como discurso da reflexão), a literatura (como discurso estético) e a psicanalise (como discurso sofisticado e revolucionário de interpretação da psique humana) estão inter-relacionadas, tanto pelos temas incomuns quanto pelas formas de trabalha-las na linguagem.

com certeza .

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱