Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Literatura, psicanálise e filosofia

Esses elementos se mesclam e criam relações entrou,  e ao mesmo tempo se divergem  criando limites entre si e ao mesmo tempo não se sabe aonde se começa, um términa o outro e quero dizer mais, que todos contribuem muito com a psicanálise e chego a dizer que sem eles a psicanálise não seria o que é hoje, e sempre se modificará através teste três elos.

Percebi como literatura, filosofia e psicanálise se conectam de maneiras interessantes. Descobri que a análise freudiana dos sonhos está mais ligada à linguagem literária do que eu imaginava. Explorar a mente por meio dos conceitos de Freud me fez ver que a interpretação dos sonhos não fica só na psicanálise. Essa interação entre psicanálise e literatura ampliou minha visão sobre a mente humana e como ela se manifesta na narrativa. Fico contente por ter desvendado essas conexões e pela profundidade de entendimento que isso trouxe.

a narrativa trás a tona os sentimentos e desejos tanto do autor quanto instiga os do leitor a medida que ele se vê enredado na história, e temos também a filosofia que busca respostas em suas discussões e não se utiliza do brilho das cenas para suas pesquisas e interpretações.

Já a psicanalise vai a lugares que a própria mente humana trata de sublimar, reprimir e mesmo arquivar no inconsciente até que os sonhos sejam capazes de trazer à tona ainda que fragmentados esses desejos, pulsões e até traumas causados seja por rupturas, seja por readaptação do indivíduo a medida que se vive e se desenvolve em sociedade.

Neste módulo de aprendizagem foi falado sobre Literatura, Psicanálise e Filosofia. E também sobre Freud, a Interpretação dos Sonhos, Literatura em diálogo com a Filosofia e a Psicanálise. Limites e Especifidades entre os campos de Saber.

Pensamento Revolucionário de Sigmound Freud Diálogo entre Reflexão, Estética e Interpretação

Platão queria Expulsar os Poetas da Pólis

Psicanálise Concebida para o Consultório

Freud Biografou e analisou artistas

Psicanálise e Filosofia aplicadas à literatura

Análise Freudiana dos Sonhos e a sua Relação com a Linguagem Literária

Objeto Falante e desejo como a estrutura básica da Narrativa Literária