Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Literatura, Psicanalise e Filosofia

Sem a menor sombra de dúvidas este foi um dos conteúdos que mais gostei. Refletir sobre aspectos psicanalíticos presentes na literatura, olhar as obras com outras lentes e perceber que neste olhar também há algo de nós e de nossa subjetividade, Lacan diz que a verdade só pode ser dita nas malhas da ficção, é como isso é assertivo, nos personagens em suas jornadas as vezes também nos encontramos. Gostei de fazer a autoanálise escrita, me iluminou.

Na literatura e na filosofia nos encontramos pois podemos nos observar a partir de histórias alheias. Podemos observar o que somos e que não somos, o que gostaríamos de ser e o que não. Assim, podemos dizer que a civilização nos permite criar identificações que fortalecem o ego. Também a experiencia de interação com outros é ocasião de novas identificações, que nos permitem crescer e nos enriquecer. O isolamento, que acontece com toda regressão psíquica, traz empobrecimento do ego.

Foi realmente rico estudar a relação entre Literatura, Filosofia e Psicanálise. Este estudo revelou tanto o que as três áreas tem em comum, quanto suas especificidades e a importância do método psicanalítico na compreensão literária e no uso da própria literatura como arcabouço para a psicanálise.