Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Literatura, Psicanálise e Filosofia

O módulo é bastante significativo, pois explica de forma clara o falso entendimento no senso comum, de que a  literatura é só um romance de leitura recreativa. Ela está associada à filosofia e à psicanálise, ou seja, estas três áreas do conhecimento não podem ser dissociadas porque são interdependentes. A psicanálise está relacionada com a compreensão da mente humana e a Filosofia com a reflexão e o comportamento. Desse modo, elas abrangem áreas da arte, da música, dos romances, da postura e do pensamento em cada época e contexto.

A literatura e a arte imita a vida as problemáticas do cotidiano comportamento humano

As relações entre psicanálise, filosofia e literatura iniciaram-se nos textos de Freud. Este, no
decorrer da sua obra, faz inúmeras citações de escritores e filósofos. A literatura, por exemplo, sempre esteve presente no horizonte dos estudos
filosóficos e psicanalíticos. Freud utilizava-se da literatura como suporte de seus achados clínicos

Achei interessantíssimo o entendimento entre auto conhecimento e cuidado. Fiquei aqui pensando que o cuidado pode ou não levar ao auto conhecimento, tenho me encontrado muito na psicanálise, e sempre me achei Junguiana por curtir exoterismos, mas estou entendendo, também pela leitura de livros de Freud, bem inicial, é claro que me indentifico muito com psicanicalise e toda forma de cuidado, foi muito esclarecedor.

Não tem com distinguir um limite entre elas.

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱