Literatura, psicanálise e filosofia
Citação de Mirela Guadalupe Guimarães da Silva em setembro 8, 2025, 11:50 pmO estudo desse tema me mostrou que literatura, filosofia e psicanálise se encontram no mesmo ponto: a tentativa de compreender o ser humano em sua complexidade. A literatura traduz em narrativas aquilo que muitas vezes não conseguimos dizer diretamente. A filosofia nos oferece instrumentos para questionar e refletir sobre a existência. Já a psicanálise revela que há sempre um inconsciente orientando nossas escolhas, desejos e angústias. Juntas, essas três áreas me ensinaram que compreender a si mesmo e ao outro não é buscar respostas prontas, mas sustentar as perguntas e reconhecer as múltiplas camadas que nos constituem.
O estudo desse tema me mostrou que literatura, filosofia e psicanálise se encontram no mesmo ponto: a tentativa de compreender o ser humano em sua complexidade. A literatura traduz em narrativas aquilo que muitas vezes não conseguimos dizer diretamente. A filosofia nos oferece instrumentos para questionar e refletir sobre a existência. Já a psicanálise revela que há sempre um inconsciente orientando nossas escolhas, desejos e angústias. Juntas, essas três áreas me ensinaram que compreender a si mesmo e ao outro não é buscar respostas prontas, mas sustentar as perguntas e reconhecer as múltiplas camadas que nos constituem.