Literatura, Psicanálise e Filosofia em diálogo
Citação de Elias Per'Si em setembro 17, 2025, 2:31 pmEste módulo me mostrou que Literatura, Psicanálise e Filosofia não são áreas isoladas, mas discursos que se cruzam na busca de compreender o ser humano. A Filosofia oferece reflexão racional e crítica, a Psicanálise investiga o inconsciente e os desejos recalcados, e a Literatura traduz esses mesmos dilemas em narrativas simbólicas que espelham nossa condição.
Percebi que, ao mesmo tempo em que possuem limites — a Filosofia presa à razão, a Psicanálise à clínica e a Literatura ao estético —, elas se completam. Juntas, permitem interpretar o humano de forma mais ampla, integrando razão, inconsciente e linguagem simbólica. Essa complementaridade foi, para mim, a principal percepção do módulo.
Este módulo me mostrou que Literatura, Psicanálise e Filosofia não são áreas isoladas, mas discursos que se cruzam na busca de compreender o ser humano. A Filosofia oferece reflexão racional e crítica, a Psicanálise investiga o inconsciente e os desejos recalcados, e a Literatura traduz esses mesmos dilemas em narrativas simbólicas que espelham nossa condição.
Percebi que, ao mesmo tempo em que possuem limites — a Filosofia presa à razão, a Psicanálise à clínica e a Literatura ao estético —, elas se completam. Juntas, permitem interpretar o humano de forma mais ampla, integrando razão, inconsciente e linguagem simbólica. Essa complementaridade foi, para mim, a principal percepção do módulo.