Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Mecanismos de Defesa

Aprendi nesse módulo sobre os mecanismos de defesa e achei interessantes como nossa psique age. Um dos mecanismos de defesa que já tive a oportunidade de ver e lidar foi a racionalização, em que a pessoa justifica com lógica alguma atitude e pensamento inaceitável para se beneficiar com autoproteção e conforto. Ao ler sobre o assunto me recordei de momentos nos quais pude presenciar pessoas com esse modo de agir e achei interessante ver a olho nu como é.

Claro que outros mecanismos de defesa são interessantes como a regressão que é a volta a um período anterior de vida na busca de conforto ou a uma fase antes de um momento traumático.

A cada vez que leio e entendo algumas coisas, mas acho o estudo da psicanálise interessante.

Vi em mim, algumas atitudes que condizem com mecanismos de defesa também, como, por exemplo, a identificação que é a busca de alcançar traço ou qualidade de quem se admira. Idealização, algo em mim que devo trabalhar, pois reconheço que muitas das vezes idealizo pessoas e acabo me tornando dependente emocional de pessoas que muita das vezes não são como penso e acabo me frustrando depois.

Uma coisa que me tocou, também, foi uma frase que li em um dos artigo que diz: Devido a nossa estirpe de sujeitos inconclusos, estamos fadados a inumeráveis possibilidades de identificação do autor Dostoiévski. Achei interessante pensar sobre isso.