Mecanismos de Defesa do Ego
Citação de Luciene Carvalho em março 25, 2024, 1:25 amOs mecanismos de defesa são artifícios criados pela mente com a finalidade de proteger o sujeito de dores emocionais , as quais estão escondidas no inconsciente. Podemos citar alguns desses mecanismos :
Intelectualização : os momentos embaraçosos são mais fáceis de serem neutralizados quando a pessoa acha que pensar naquele problema uma hora levará a uma solução.
Racionalização: a pessoa tenta disfarçar suas inseguranças buscando razões para justificar suas atitudes e fracassos, apenas para satisfação do ego.
Recalcamento ou repressão: uma defesa contra as ideias incompatíveis com o Eu.
Negacão: uma defesa contra as ideias incompatíveis com o Eu.
Os mecanismos de defesa são artifícios criados pela mente com a finalidade de proteger o sujeito de dores emocionais , as quais estão escondidas no inconsciente. Podemos citar alguns desses mecanismos :
Intelectualização : os momentos embaraçosos são mais fáceis de serem neutralizados quando a pessoa acha que pensar naquele problema uma hora levará a uma solução.
Racionalização: a pessoa tenta disfarçar suas inseguranças buscando razões para justificar suas atitudes e fracassos, apenas para satisfação do ego.
Recalcamento ou repressão: uma defesa contra as ideias incompatíveis com o Eu.
Negacão: uma defesa contra as ideias incompatíveis com o Eu.