Memória e cognição
Citação de Caroline Gonçalves em janeiro 11, 2026, 1:17 pmEu aprendi que a memória é um processo ativo de reconstrução no presente, e não um registro fixo do passado. Compreendi que traumas, sintomas e repetições são formas de adaptação aprendidas, e que a mudança acontece quando essas experiências são elaboradas e ressignificadas, permitindo reorganização psíquica e neuroplasticidade. Entendi que o papel do terapeuta não é resolver a vida do paciente, mas favorecer consciência, autoperdão e novas possibilidades de escolha no agora, em um processo construído junto com o paciente. A psicanálise integrativa organizou e deu sustentação teórica à forma como eu penso e atuo clinicamente, trazendo mais segurança, clareza ética e leveza para a prática.
Eu aprendi que a memória é um processo ativo de reconstrução no presente, e não um registro fixo do passado. Compreendi que traumas, sintomas e repetições são formas de adaptação aprendidas, e que a mudança acontece quando essas experiências são elaboradas e ressignificadas, permitindo reorganização psíquica e neuroplasticidade. Entendi que o papel do terapeuta não é resolver a vida do paciente, mas favorecer consciência, autoperdão e novas possibilidades de escolha no agora, em um processo construído junto com o paciente. A psicanálise integrativa organizou e deu sustentação teórica à forma como eu penso e atuo clinicamente, trazendo mais segurança, clareza ética e leveza para a prática.