Memória e Cognição
Citação de Polliana Rodrigues em janeiro 5, 2024, 8:09 pmA memória é um processo cognitivo que define a dimensão temporal da nossa organização mental.
É a capacidade de codificar, armazenar, reter e relembrar informações e experiências anteriores.
A memória tem um papel primordial e fundamental na aprendizagem, pois permite o reaproveitamento das experiências do passado e do presente e ajuda a garantir a continuidade do aprendizado.
A memória é um processo ativo de codificação, armazenamento e recuperação de nossas experiências. Existem 3 processos principais envolvidos na memória:
- Codificação — transformação das informações em memória armazenada.
- Armazenamento — manutenção das informações codificadas na memória.
- Recuperação — acesso às informações codificadas e armazenadas.
Codificação
A codificação é o primeiro processo operado pela memória e a eficiência do aprendizado depende dele que, por sua vez, depende de uma série de outros fatores, como:
- Conteúdo — tipo de material a ser codificado.
- Quanto maior o volume de conteúdo, mais difícil é a codificação e quanto melhor organizado, mais fácil é a codificação. O grau de familiaridade com o conteúdo também interfere na capacidade de codificação das informações, assim como o lugar ocupado pela informação na estrutura do conteúdo (as informações colocadas no início e no final tendem a ser armazenadas com mais facilidade do que aquelas colocadas no meio).
- Fatores Ambientais — condições sob as quais a codificação ocorre.
- Embora nem sempre considerados importantes, são significativos para o processo de memorização. Temperatura, umidade, ruído, afeto, clima sócio emocional, etc., são apenas alguns fatores ambientais que interferem no processo de codificação.
- Fatores subjetivos — relacionado às circunstâncias nas quais a codificação ocorre.
- Os fatores subjetivos podem incluir elementos como o estado de repouso ou fadiga do aluno, saúde ou doença. Motivação, interesses e disposição são essenciais para o processo de codificação.
A memória é um processo cognitivo que define a dimensão temporal da nossa organização mental.
É a capacidade de codificar, armazenar, reter e relembrar informações e experiências anteriores.
A memória tem um papel primordial e fundamental na aprendizagem, pois permite o reaproveitamento das experiências do passado e do presente e ajuda a garantir a continuidade do aprendizado.
A memória é um processo ativo de codificação, armazenamento e recuperação de nossas experiências. Existem 3 processos principais envolvidos na memória:
- Codificação — transformação das informações em memória armazenada.
- Armazenamento — manutenção das informações codificadas na memória.
- Recuperação — acesso às informações codificadas e armazenadas.
Codificação
A codificação é o primeiro processo operado pela memória e a eficiência do aprendizado depende dele que, por sua vez, depende de uma série de outros fatores, como:
- Conteúdo — tipo de material a ser codificado.
- Quanto maior o volume de conteúdo, mais difícil é a codificação e quanto melhor organizado, mais fácil é a codificação. O grau de familiaridade com o conteúdo também interfere na capacidade de codificação das informações, assim como o lugar ocupado pela informação na estrutura do conteúdo (as informações colocadas no início e no final tendem a ser armazenadas com mais facilidade do que aquelas colocadas no meio).
- Fatores Ambientais — condições sob as quais a codificação ocorre.
- Embora nem sempre considerados importantes, são significativos para o processo de memorização. Temperatura, umidade, ruído, afeto, clima sócio emocional, etc., são apenas alguns fatores ambientais que interferem no processo de codificação.
- Fatores subjetivos — relacionado às circunstâncias nas quais a codificação ocorre.
- Os fatores subjetivos podem incluir elementos como o estado de repouso ou fadiga do aluno, saúde ou doença. Motivação, interesses e disposição são essenciais para o processo de codificação.