Memória e Cognicão
Citação de Enrick Digman em setembro 26, 2024, 11:34 pmAs funções psicológicas básicas, como memória e cognição, desempenham um papel fundamental em como os seres humanos processam informações, aprendem e interagem com o mundo ao seu redor.
A memória é a capacidade de armazenar, reter e recuperar informações ao longo do tempo. Ela é frequentemente dividida em algumas categorias:
Memória Sensorial: Retém informações por um breve período (milissegundos a segundos) e é responsável por nos dar uma "impressão" dos estímulos sentidos.
Memória de Curto Prazo: Armazena informações por um período mais longo (de segundos a minutos) e permite a manipulação ativa dessas informações. É crucial para tarefas cognitivas como raciocínio, compreensão e aprendizado.
Memória de Longo Prazo: Pode armazenar informações por longos períodos (de dias a anos) e é subdividida em:
- Memória Explícita: Relacionada a fatos e eventos conscientes (e.g., recordar um fato ou uma experiência).
- Memória Implícita: Relacionada a habilidades e procedimentos que não requerem um esforço consciente (e.g., andar de bicicleta).
A cognição envolve todos os processos mentais que nos permitem adquirir conhecimento e entender o mundo. Isso inclui uma variedade de funções, como:
Atenção: A capacidade de focar em uma tarefa ou estímulo específico enquanto ignora outros. É crucial para o aprendizado e a realização de tarefas.
Percepção: O processo de organizar e interpretar as informações sensoriais, permitindo compreender o ambiente.
Raciocínio: A habilidade de pensar de forma lógica e tomar decisões. Inclui o uso de dedução e indução para resolver problemas.
Linguagem: A capacidade de comunicar ideias e sentimentos por meio de símbolos, seja na forma escrita ou falada.
Aprendizado: O processo de adquirir novas informações e habilidades, que pode ocorrer de diversas formas, como experiência direta, ensino e observação.
Essas funções são interdependentes e trabalham juntas para facilitar a adaptação e a interação com o meio. Dificuldades em uma ou mais dessas funções podem afetar o comportamento e a qualidade de vida de um indivíduo, e por isso são frequentemente analisadas em contextos clínicos e educacionais.
As funções psicológicas básicas, como memória e cognição, desempenham um papel fundamental em como os seres humanos processam informações, aprendem e interagem com o mundo ao seu redor.
A memória é a capacidade de armazenar, reter e recuperar informações ao longo do tempo. Ela é frequentemente dividida em algumas categorias:
Memória Sensorial: Retém informações por um breve período (milissegundos a segundos) e é responsável por nos dar uma "impressão" dos estímulos sentidos.
Memória de Curto Prazo: Armazena informações por um período mais longo (de segundos a minutos) e permite a manipulação ativa dessas informações. É crucial para tarefas cognitivas como raciocínio, compreensão e aprendizado.
Memória de Longo Prazo: Pode armazenar informações por longos períodos (de dias a anos) e é subdividida em:
- Memória Explícita: Relacionada a fatos e eventos conscientes (e.g., recordar um fato ou uma experiência).
- Memória Implícita: Relacionada a habilidades e procedimentos que não requerem um esforço consciente (e.g., andar de bicicleta).
A cognição envolve todos os processos mentais que nos permitem adquirir conhecimento e entender o mundo. Isso inclui uma variedade de funções, como:
Atenção: A capacidade de focar em uma tarefa ou estímulo específico enquanto ignora outros. É crucial para o aprendizado e a realização de tarefas.
Percepção: O processo de organizar e interpretar as informações sensoriais, permitindo compreender o ambiente.
Raciocínio: A habilidade de pensar de forma lógica e tomar decisões. Inclui o uso de dedução e indução para resolver problemas.
Linguagem: A capacidade de comunicar ideias e sentimentos por meio de símbolos, seja na forma escrita ou falada.
Aprendizado: O processo de adquirir novas informações e habilidades, que pode ocorrer de diversas formas, como experiência direta, ensino e observação.
Essas funções são interdependentes e trabalham juntas para facilitar a adaptação e a interação com o meio. Dificuldades em uma ou mais dessas funções podem afetar o comportamento e a qualidade de vida de um indivíduo, e por isso são frequentemente analisadas em contextos clínicos e educacionais.