Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Mentalidades primitivas de Lévy-Bruhl

Os estudos de Lévy-Bruhl abordaram a investigação das leis de funcionamento das representações coletivas, que apresentam condutas próprias e autônomas das leis da psicologia fundadas sobre a análise do sujeito individual. Assumidas por serem usuais aos indivíduos de determinados grupos sociais, por serem repassadas como herança e por se sobressaírem aos indivíduos e lhes instigar hábitos, virtudes e crenças, as representações coletivas se articulam e se diferenciam das representações construídas pelos indivíduos isoladamente. Como exemplo, Lévy-Bruhl (apud FARR, 1998) destaca a “língua” para mencionar uma distinção entre as instâncias coletivas e individuais. A língua não pode existir sem os falantes e ao mesmo tempo é anterior a eles e se disponibiliza de forma que seja possível cada indivíduo identificar sua fala.

Lévy-Bruhl apresenta o funcionamento da mentalidade primitiva propondo o estudo de quatro funções básicas que compõem o processamento cognitivo: a memória, a abstração, a generalização e a classificação. A memória atende a necessidades reais de reprodução da cultura, possibilitando que as inúmeras sínteses substantivas recebidas da tradição social possam estar sempre presentes nas consciências individuais. A abstração possui uma função que beira a mística, tendo como principal característica o isolar os caracteres que constituem um ser, dedicando atenção exclusiva às dimensões que englobam tudo aquilo que ultrapassa o alcance imediato dos sentidos. A generalização consiste resumidamente no resultado de um sentimento difuso de ligação entre as coisas, os seres e os homens. Já a classificação, possui também caráter fundamentalmente místico, uma vez que consiste apenas no resultado de abstrações e generalizações misticamente orientadas.

Em Lévy-Bruhl (1947), destaca-se o conceito de mentalidade primitiva, que articula as funções básicas do processamento cognitivo (memória, abstração, generalização e classificação) para a constituição das representações coletivas.