Minha aprendizagem sobre a imagem pessoal.
Citação de brunafsr em maio 29, 2024, 5:31 pmA princípio, Freud inicia com o conceito de que a constituição do eu era somente consciência, mas depois diz que é constituído por: consciente, pré-consciente e o inconsciente. O eu é a parte que foi mudada com a interferência do outro, introduzindo os conceitos de id, ego e superego.
- O id é a instância do inconsciente, as pulsões e desejos, que não pensa nas consequências.
- O ego é a realidade, busca o equilíbrio entre o id e o superego.
- O superego é a internalização de cobranças resultantes a limitações/bloqueios.
Lacan fala sobre o eu como a instância do imaginário, o estádio do espelho, que busca uma confirmação através do outro sobre a sua autoimagem.
A princípio, Freud inicia com o conceito de que a constituição do eu era somente consciência, mas depois diz que é constituído por: consciente, pré-consciente e o inconsciente. O eu é a parte que foi mudada com a interferência do outro, introduzindo os conceitos de id, ego e superego.
- O id é a instância do inconsciente, as pulsões e desejos, que não pensa nas consequências.
- O ego é a realidade, busca o equilíbrio entre o id e o superego.
- O superego é a internalização de cobranças resultantes a limitações/bloqueios.
Lacan fala sobre o eu como a instância do imaginário, o estádio do espelho, que busca uma confirmação através do outro sobre a sua autoimagem.