Minha tese
Citação de Izabela Carvalho em junho 2, 2025, 3:22 pmO estudo da imagem pessoal, conforme apresentado no capítulo, envolve uma complexa articulação entre corpo, psique e sociedade. A partir da psicanálise, compreendemos que a constituição do eu não se dá apenas pelo amadurecimento biológico, mas, sobretudo, pela relação com o outro — como nos mostram Freud, com a noção de desamparo e estrutura do aparelho psíquico; Lacan, com o estádio do espelho e a formação imaginária do eu; e Dolto, ao diferenciar imagem do corpo e esquema corporal.
Na perspectiva da psicologia social, a imagem pessoal também é construída por meio das representações sociais, que moldam comportamentos e percepções coletivas, influenciadas pela cultura, mídia e valores compartilhados. Essas representações orientam não apenas como o indivíduo se vê, mas como se posiciona no mundo, regulando inclusões e exclusões sociais.
Destaca-se ainda a importância do corpo como lugar de construção simbólica e afetiva. A imagem do corpo, segundo Dolto, é uma memória viva e inconsciente das experiências emocionais desde a concepção, sendo fundamental para o desenvolvimento do sujeito enquanto ser falante e desejante.
Assim, o conceito de imagem pessoal vai além da aparência física: ele está profundamente ligado à constituição do eu, às relações sociais e à história emocional do sujeito. Compreender esses princípios é essencial para quem deseja atuar de forma mais empática e crítica nos diversos contextos humanos
O estudo da imagem pessoal, conforme apresentado no capítulo, envolve uma complexa articulação entre corpo, psique e sociedade. A partir da psicanálise, compreendemos que a constituição do eu não se dá apenas pelo amadurecimento biológico, mas, sobretudo, pela relação com o outro — como nos mostram Freud, com a noção de desamparo e estrutura do aparelho psíquico; Lacan, com o estádio do espelho e a formação imaginária do eu; e Dolto, ao diferenciar imagem do corpo e esquema corporal.
Na perspectiva da psicologia social, a imagem pessoal também é construída por meio das representações sociais, que moldam comportamentos e percepções coletivas, influenciadas pela cultura, mídia e valores compartilhados. Essas representações orientam não apenas como o indivíduo se vê, mas como se posiciona no mundo, regulando inclusões e exclusões sociais.
Destaca-se ainda a importância do corpo como lugar de construção simbólica e afetiva. A imagem do corpo, segundo Dolto, é uma memória viva e inconsciente das experiências emocionais desde a concepção, sendo fundamental para o desenvolvimento do sujeito enquanto ser falante e desejante.
Assim, o conceito de imagem pessoal vai além da aparência física: ele está profundamente ligado à constituição do eu, às relações sociais e à história emocional do sujeito. Compreender esses princípios é essencial para quem deseja atuar de forma mais empática e crítica nos diversos contextos humanos