Módulo 01 - Aprendizado - Origem e Desenvolvimento da Psicanálise
Citação de Pablo David em julho 5, 2024, 12:10 amFreud, médico e intelectual de sua época, criou os conceitos da psicanálise no final do século XIX. De início, Freud utilizava em seus atendimentos o método da hipnose, que posteriormente deixaria de lado em nome da associação livre. Freud criou inicialmente a teoria em torno do Consciente, Pré-consciente e Inconsciente, sugerindo, em breve síntese, que por trás da nossa mente consciente de nossas memórias, atos, ações e do nosso "eu", existe um local em nossa mente que não é acessível, mas que guarda diversas memórias que, somadas, moldam nosso próprio "eu "sem que percebamos. É lá que residem traumas, memórias reprimidas e o resultado de nossa vivência como ser humano. O inconsciente pode vir a tona em forma de sonhos e até mesmo de ações. Aprendemos também sobre o ID, Ego e Superego, que juntos compõe o funcionamento do aparelho psíquico, além do conceito de sublimação, que nada mais é do que a forma que nossa mente encontra para transportar desejos socialmente ou moralmente inaceitáveis para atividades aceitáveis, a fim de saciar aquela vontade de forma não prejudicial.
Freud, médico e intelectual de sua época, criou os conceitos da psicanálise no final do século XIX. De início, Freud utilizava em seus atendimentos o método da hipnose, que posteriormente deixaria de lado em nome da associação livre. Freud criou inicialmente a teoria em torno do Consciente, Pré-consciente e Inconsciente, sugerindo, em breve síntese, que por trás da nossa mente consciente de nossas memórias, atos, ações e do nosso "eu", existe um local em nossa mente que não é acessível, mas que guarda diversas memórias que, somadas, moldam nosso próprio "eu "sem que percebamos. É lá que residem traumas, memórias reprimidas e o resultado de nossa vivência como ser humano. O inconsciente pode vir a tona em forma de sonhos e até mesmo de ações. Aprendemos também sobre o ID, Ego e Superego, que juntos compõe o funcionamento do aparelho psíquico, além do conceito de sublimação, que nada mais é do que a forma que nossa mente encontra para transportar desejos socialmente ou moralmente inaceitáveis para atividades aceitáveis, a fim de saciar aquela vontade de forma não prejudicial.