Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise: Psicanálise ClínicaA Origem da PsicanáliseMódulo 1
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Módulo 1

A psicanálise

O surgimento da Psicanálise se deu no século XX através dos estudos de Sigmund Freud, para entender a psicanálise é preciso compreender o contexto econômico, político e social em que ela surgiu.

Estrutura do aparelho psíquico, três componentes em constante interação:

Id: Tenta realizar os desejos a todo custo sem, contudo, estar consciente das possibilidades de punição por uma ação ruim. Para que seja evitado o cumprimento dos desejos primitivos, as vezes não compreendidos ou não tolerados pelo grupo social em que estamos inseridos, o ego e o superego entram em ação para que sejam evitadas ações prejudiciais.

Ego: Tem sua ação movida pela necessidade de autopreservação. É responsável por promover uma ação negociadora e consciente que leva o indivíduo à reflexão ponderada, a perceber se deve ou não realizar o desejo proveniente do ID. É o elemento mais consciente do aparelho psíquico, aquele que faz ponte com a realidade externa e atual. [

Superego: Instinto, mecanismo de defesa da repressão. Finalidade de preservar o que é aceito moralmente, leva o indivíduo a ter o sentimento de culpa.

Aparelho psíquico:

Consciente: Onde residem os conteúdos conscientes, as ideias e os pensamentos mais presentes. Aparelho onde informações do mundo interno e externo são recebidas, pensadas e percebidas.

Pré-consciente: Nessa instância estão os conteúdos acessíveis à consciência, mas que podem ou não estar nela. Local intermediário entre o estado de consciência e inconsciêcia.

Inconsciente: Onde estão os conteúdos da memória, as lembranças boas ou ruins. Sistema onde estão agrupados os conteúdos não presentes na consciência. Lá residem os conteúdos reprimidos, impedidos de chegar a consciência devido à censura dos mecanismos de defesa. É dirigido por leis próprias, não estando limitado à concepção de tempo. Não há noção de passado, presente, futuro.

Dois elementos atuam na origem do esquecimento:

Resistência: força psíquica que impede a revelação, a tomada de consciência de um pensamento.

Repressão: Força que atua fazendo desaparecer a consciência de uma memória, lembrança de algo insuportável e doloroso, que pode ser a origem do sintoma do paciente.

Sublimação: Mecanismo de defesa. Instinto, pulsão forte que possibilita a transformação de impulsos indesejados em algo menos danoso, permite que conteúdos que não podem ser expressados de forma direta pela pessoa, por serem violentos ou repulsivos, sejam manifestados na vida em sociedade por meio de atividades intelectuais, artísticas, religiosas, de atos que beneficiem a organização social ao invés de prejudicá-la.