Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Módulo 1 - A Origem da Psicanálise

Neste módulo compreendemos mais sobre a figura de Freud, a descoberta da psicanálise e suas teorias.

Em sua primeira teoria aprendemos sobre a divisão e conceitos de consciente, pré-consciente e inconsciente.

Já em sua segunda teoria nos aprofundamos no que significa e propõe o ID ( impulsos cegos e impessoais devotados a satisfação pessoal), EGO ( responsável pela memória, sentimentos, pensamentos e a repressão) SUPEREGO ( evita as punições, cria a culpa o sentimento de inferioridade e a necessidade inconsciente de punição.

E por fim aprendemos sobre o que é a sublimação como mecanismo de defesa que transforma nossos impulsos indesejados em algo menos danoso e proveitoso socialmente.

Neste módulo é esclarecido o surgimento da teoria da psicanálise, pela pessoa de Sigmund Feud, levado pelo objetivo de buscar entender o funcionamento da vida psíquica humana bem como descobrir o motivos de muitas memórias serem perdidas/esquecidas ao longo dos anos.

Na sequência dos acontecimentos dos estudos de Freud, primeiro se utilizou de investigações com hipnose, para se chegar à lembrança de tais memórias esquecidas, por sua vez, geralmente traumáticas, em seguida foi-se adaptada para uma conversa dirigida, até chegar no método de uma conversa livre do paciente, onde pode-se descobrir na teoria a presença do inconsciente humano.

Entre outras, descobertas e fases da teoria, pode-se citar tanto o inconsciente como o consciente e pré-consciente. A constante militância entre o Id, ego e superego, lados extremos ao que seu refere a desejos, e moralidade, além de mecanismos de defesas como uma forma de equilíbrio aos conflitos apresentados.

Portanto, a descoberta da teoria de Sigmund Freud, configura-se com extrema relevância, no conhecimento do ser humano desde seu interior, de uma maneira totalmente revolucionária em seu tempo e que abrange as mais extensas áreas de atuação da vida humana.

Gostei muito da apresentação do Ponde a respeito do Freud, quebrando o paradigma e o preconceito que muitos têm sobre ele.