Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

MÓDULO 2 - IMAGEM PESSOAL: IMPRESSÃO GERAL

Com a teoria do Ego Corporal, Freud afirma que através dos sentidos físicos e a percepção desses estímulos, gradativamente o Ego psíquico emerge do Id, no qual uma parte do inconsciente se desenvolve ao ponto de se tornar consciente. O Eu que emerge incluirá a imagem pessoal, nos aspectos físicos e psicológicos.

“Quem sou eu? ” E “quem é o outro? ” São perguntas intrigantes e para a maior parte das pessoas, de difícil resposta. O conceito de Imagem Pessoal refere-se aquilo que somos e interpretamos sobre nosso interior, a dimensão psíquica, inconsciente e consciente. Freud identificou que toda criança nasce com o Id (instância psíquica inconsciente e instintiva), que age pela busca constante do prazer e satisfação, onde está concentrada toda a energia, ou pulsões. A partir do Id emerge o Ego, por meio da interação com o outro, que supre o desamparo, e traz um conjunto de cuidados, conhecimentos e cultura, auxiliando a criança a desenvolver a consciência, e posteriormente o Superego (a moral e as regras internalizadas na psique).

Jacques Lacan nos remete a Identificação, que consiste em a criança tomar conhecimento de sua forma corpórea por meio do reflexo do espelho, e introduz outras características como nome, comportamento e conhecimentos a partir do contato com o outro (adultos que a rodeiam).

O senso comum presente na sociedade e seus subgrupos também modela a Imagem Pessoal, pois o ser humano aprende a partir da imitação e do repertório com o qual ele tem contato, e tem a necessidade de aceitação e aprovação, de modo a se adaptar as classificações sociais que resultam em exclusão ou inclusão.

Katia Jeane Alves Mota and Cleiton Antonio have reacted to this post.
Katia Jeane Alves MotaCleiton Antonio