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Módulo 4

Neste módulo ressalto os aprendizados relativos as abordagens psicanalíticas em Freud, Melanie Klein e Lacan. Freud descreveu os principais conceitos psicanalíticos utilizados até hoje. A essencialidade e a importância de conceitos formulados por ele, tais como: a análise dos sonhos, o conceito de consciente e inconsciente, a estrutura de personalidade: Id, Ego e Superego, as pulsões, o desenvolvimento psicossexual e os mecanismos de defesa, o tornam referência basilar da psicanálise.A diferença entre Freud e Klein é a possibilidade de se teorizar sobre o desenvolvimento libidinal desde o primeiro ano de vida, enquanto para Freud este se daria entre os 4-5 anos. Klein formula então uma nova abordagem sobre o complexo de Édipo. Segundo a autora este surgiria no primeiro ano de vida da criança, a partir da posição depressiva, relacionado ao medo de perda do objeto amado em virtude de seus sentimentos agressivos em relação a ele.Melanie Klein considera a experiência emocional como a base da vida psíquica, como o que lhe dá significado e que existe e acontece tanto no consciente como no inconsciente. A importância conferida às emoções inconscientes como fator central da vida psíquica dos indivíduos, que a organiza e lhe dá significado, é uma característica básica do sistema kleiniano que o diferencia de outras linhas de psicanálise. A psicanálise kleiniana tem como objetivo proporcionar aos analisandos um meio de obtenção de mudança psíquica através do trabalho reiterado das fantasias inconscientes, do vivido transferencial e da redução das dissociações internas com a consequente integração do ego e melhor capacidade para lidar com a realidade. Já na abordagem lacaniana a ênfase reside na estrutura linguística. Sendo o indivíduo formado através da linguagem. Linguagem esta que permitiria identificar os simbolos e significantes que constituem o mundo, no qual um determinado conceito que, a principio, define um objeto, imagem ou situação pode representar outra coisa. Para Lacan a construção do “eu” seria formada no interior e esse conteúdo interior teria ligação direta com o exterior, sendo a linguagem o instrumento de mediação entre estes dois conteúdos. Ademais aprendemos sobre o Behaviorismo, sobre esta abordagem teórica que se funda na observação do comportamento, com embasamento em metodologia objetiva e científica fundamentada na comprovação experimental, e não através de conceitos subjetivos e teóricos da mente como sensação, percepção, emoção e sentimentos. Para o Behaviorismo o inconsciente não é passivel de estudo cientifico. O comportamento é estudado de forma direta, levando em conta o ambiente e o condicionamento experienciado pelo individuo ou animal. Entendendo o comportamento como previsivel,  controlado a partir de estimulos e mensurável através dos métodos de observação e experimentação.