Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

módulo 5 - aprendizados

ao final do módulo apresento os seguintes aprendizados:

  • descrever a relação entre Psicanálise, Literatura e Filosofia

são três discursos afins, que ora parecem o mesmo, ora diferenciam-se em suas especificidades. a literatura possui um discurso fundante da cultura e do pensamento ocidental, assim como a filosofia grega, se a filosofia é a “mãe” de todos as ciências, a literatura é a “tia esquecida”, a psicanálise é o entremeio, enredada entre a filosofia e a literatura.

  • reconhecer os limites da Filosofia e da Psicanálise em relação a estética literária

a filosofia ocupando-se com a elaboração de um método que desvendasse a verdade, considerava a maneira distorcida da realidade apresentada nas poesias uma ameaça, já que predominava a estética e a verossimilhança. a psicanálise por sua vez tinha como objetivo produzir uma teoria científica empiricamente comprovável sobre a psique humana, porém a carência de dados e estudos empíricos sobre a mente humana à época de seu surgimento levou a psicanálise a se apoiar na filosofia e na literatura para construir suas teorias.

  • interpretar obras literárias sobre o viés psicanalítico e filosófico

a finalidade de aplicar a psicanálise e a filosofia a uma obra literária é a de produzir-se um “subtexto” para a obra - um texto que está inserido nela, visível em setor pontos “sintomáticos” de ambiguidade, evasão ou ênfase exagerada, que nós, como leitores, somos capazes de “escrever”, mesmo que o romance em si não o escreva, toda obra literária encerra um ou mais desses subtextos, e há um sentido no qual se pode falar deles como o “inconsciente” da própria obra.