Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

MÓDULO 5: LITERATURA,PSICANÁLISE E FILOSOFIA - IMPRESSÃO GERAL

Carl G. Jung, que em determinada época foi aluno de Freud, afirmou que “conhecer sua própria escuridão é o melhor método para lidar com as trevas de outras pessoas”; o profissional de psicanálise lida com as dores, bloqueios e conteúdos inconscientes de seus pacientes, e para que consiga conhecer profundamente e ajudá-los, deve primeiramente se conhecer e aprender a lidar com a sua própria “escuridão”.

Os conteúdos literários e demais formas de entretenimento nos dão a oportunidade de conhecer nossos conteúdos latentes, como sentimentos e opiniões que desconhecíamos, à medida que nos identificamos ou repudiamos personagens e cenas.

A análise pessoal nos serve como autoconhecimento, nos ajudando a conhecer nossas sombras sem hipocrisia. Com o conhecimento de nossa própria sombra passamos a entender melhor os outros.

Sim desde a infância nós nascemos zerado, nada ,sabemos ,nada entendemos ,mas vamos observar tudo e aos poucos entendendo ,por meu devisualizar ,escutar ,observar o  nosso meio o que se passa vamos nos entendendo  e formanda assim o nosso eu, tudo que visualizamos por meio de literaturas .família ,vamos  nos descobrindo

O método maiêutico proposto por Sócrates, nos leva a buscar aquilo que de verdadeiro existe nos objetos, nos entes, etc. Utilizando-se da famosa frase descrita no Portal do templo de Apolo: "Conhece a ti mesmo", nosso filósofo, nos fazer questionar sobre o que de verdadeiro há em nós e nossa relação com o mundo externo, respondendo a uma série de perguntas, como numa livre associação de ideias deixamos aflorar o que há de latente em nosso interior, trazendo à luz tudo que parecia encoberto pelo inconsciente. Nesse sentido, há na literatura um meio de sermos conduzidos ao mundo dos mitos e da ficção que poderá nos levar a questionar a realidade a partir de sua possível existência, seus exemplos, suas construções e como a partir deles posso pensar meus valores e crenças, e como isso tudo me ajudaria a vencer meus medos e controlar minhas pulsões.

A analise do EU e da compreensão desse eu como um para cada situação e ambiente e um processo importante para entender como esse EU se molda a cada situação seja ela interna ou externa.

Nesse processo a construção do mito e a de uma mitologia sobre o mesmo  a partir do enterterimento popular refazendo a montagem do passado.

Um exemplo de analise do autoconhecimento é a cena do filme Matrix com o personagem Cypher diz a ao Agente Smith que sabe que do aquilo e falso e que a Arix e que diz a ele sobre a textura e o sabor de uma prato, ele termina a sua afirmação considerandoa ignorancia uma benção, a qual ele ali deseja.