MÓDULO 6 - MEMÓRIA E COGNIÇÃO: IMPRESSÃO GERAL
Citação de IGOR FELIPE CIRQUEIRA em outubro 10, 2022, 11:47 amA memória se refere tanto as informações armazenadas no cérebro, como os processos cognitivos relacionados ao registro (codificação) e recuperação das lembranças. Através dos sentidos físicos são recebidas diversas informações do ambiente externo e selecionadas inconscientemente, que após passarem por uma espécie de “filtragem”, são direcionadas à parte consciente para que o mesmo escolha o que fazer com as informações, se dar atenção ou desconsiderar. Na memória chamada de curto prazo, há um conhecimento limitado e temporário, conforme a expressão de George Miller (1920-2012) “número mágico sete mais ou menos dois”, que denota o limite de informações ou conjuntos que podem permanecer na consciência ao mesmo tempo. “Curto prazo”, pois logo as informações serão eliminadas ou direcionadas para a memória de longo prazo, cujo armazenamento pode ser de dias, semanas, meses, anos ou por toda a vida.
Augusto Cury, em sua teoria sobre janelas da memória, destaca a importância das emoções tanto no registro como na recuperação das lembranças. A intensidade emocional determina a armazenagem do ocorrido, seu nível de detalhes, bem como a emoção despertada quando a memória for recordada. E determinadas emoções, como a raiva, pode “fechar” o acesso a conhecimentos que poderiam auxiliar o sujeito a lidar de maneira mais sensata com a situação.
Elizabeth Loftus, atuando com pesquisas relacionadas a memória, expõe que perguntas ou palavras sugestivas, podem conduzir o indivíduo a criar falsas memórias, substituindo as reais ou preenchendo lacunas. Fundamentando o conceito de que memórias são processos construtivos, podendo ser influenciadas conforme os estímulos externos ou até mesmo as emoções e novos conceitos do sujeito.
A memória se refere tanto as informações armazenadas no cérebro, como os processos cognitivos relacionados ao registro (codificação) e recuperação das lembranças. Através dos sentidos físicos são recebidas diversas informações do ambiente externo e selecionadas inconscientemente, que após passarem por uma espécie de “filtragem”, são direcionadas à parte consciente para que o mesmo escolha o que fazer com as informações, se dar atenção ou desconsiderar. Na memória chamada de curto prazo, há um conhecimento limitado e temporário, conforme a expressão de George Miller (1920-2012) “número mágico sete mais ou menos dois”, que denota o limite de informações ou conjuntos que podem permanecer na consciência ao mesmo tempo. “Curto prazo”, pois logo as informações serão eliminadas ou direcionadas para a memória de longo prazo, cujo armazenamento pode ser de dias, semanas, meses, anos ou por toda a vida.
Augusto Cury, em sua teoria sobre janelas da memória, destaca a importância das emoções tanto no registro como na recuperação das lembranças. A intensidade emocional determina a armazenagem do ocorrido, seu nível de detalhes, bem como a emoção despertada quando a memória for recordada. E determinadas emoções, como a raiva, pode “fechar” o acesso a conhecimentos que poderiam auxiliar o sujeito a lidar de maneira mais sensata com a situação.
Elizabeth Loftus, atuando com pesquisas relacionadas a memória, expõe que perguntas ou palavras sugestivas, podem conduzir o indivíduo a criar falsas memórias, substituindo as reais ou preenchendo lacunas. Fundamentando o conceito de que memórias são processos construtivos, podendo ser influenciadas conforme os estímulos externos ou até mesmo as emoções e novos conceitos do sujeito.