Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

MÓDULO 8: PRINCIPAIS MATRIZES TEÓRICAS DA PSICOLOGIA SOCIAL - IMPRESSÃO GERAL

A Psicologia Social se ramifica em psicologia social psicológica (que foca no indivíduo e o impacto que gera sobre ele sua relação com o social), psicologia social sociológica (concentra sua atenção nos grupos sociais) e psicologia social histórica-crítica (estuda os acontecimentos que impactam a sociedade, sua mentalidade e comportamento, como exemplo: questões de grande magnitude como política, economia e catástrofes naturais).

Émile Durkheim, contribui com a teoria da representação coletiva, que consiste em uma mentalidade, ou padrão de pensamentos, forma de pensar sobre si mesmo e a realidade que os cerca, que sobrepuja o pensamento individual e o influencia. É transmitido através do processo de socialização, à medida que o indivíduo é introduzido nos grupos sociais.

Lévy-Bruhl se atentou a psicologia social psicológica, pesquisando sobre os processos cognitivos que sustentam a cultura ou as representações sociais, como a memória, a abstração, a generalização e a classificação. Como exemplo, o idioma: a língua existe muito antes do indivíduo nascer, mas não pode existir sem o sujeito, pois esse o memoriza, torna-o abstrato, generaliza e o classifica.

Serge Moscovici também trabalha com a ideia de representação coletiva, questionando sobre como se dá a formação da mesma e do conhecimento do senso comum. Moscovici define que as representações sociais são tanto um produto como um processo. Produto no sentido de algo “pronto”, recebido como algo finalizado através da socialização, e como processo no sentido que passa por alterações com o decorrer do tempo, tanto na instância individual como social.

Freud, após anos de experiência com o atendimento individual, volta sua atenção ao social, se questionando sobre o que une as pessoas de modo a formarem grupos? Freud chegou a resposta que o ser humano tem a necessidade psicológica de viver em grupo, para se desenvolver, e inclusive, devido a libido e o amor. A inserção em um grupo ocorre pelo processo de identificação, que consiste em uma conexão emocional e inconsciente com algum ideal, líder ou resultado final esperado. Para pertencer ao social, o indivíduo pode suprimir ou anular alguns traços individuais para aderir aos atributos do coletivo.

E para finalizar sobre teorias da psicologia social, Jung desenvolveu o conceito de inconsciente coletivo, que está à parte da consciência, e abarca imagens, ou, ideias, pensamentos, instintos, impulsos herdados dos antepassados através da genealogia pré-humana e animal.