Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Módulo A origem da Psicanálise

Sigmund Freud desenvolveu a Psicanálise em uma época onde o mundo passava por uma expressiva transformação cultural e social. Nesse contexto, ele buscava entender o funcionamento da vida psiquica das pessoas, onde desejava conhecer primeiramente a si mesmo.

Atendendendo seus pacientes enquanto médico psiquiatra, percebeu que existem instintos que determinam nossos comportamentos e criam sentimentos sem que percebamos. Baseado nisso, ele definiu que uma estrutura e funcionamento do aparelho psiquico, que é formado por consciente (onde estão os contepudos de que temos consciência que existem), pré-consciente (fica entre o estado de consciência e o de profundo esquecimeto) e inconsciente (onde estão os conteúdos relacionados à nossa história pessoal, abstratos, boas e más lembranças).

O inconsciente possui leis e uma lógica própria que independe do indivíduo, sendo que dirige nossas percepções sobre o mundo externo e influencia as ações que executamos ou pensamos.

Nesse contexto:

Consciente- Tem percepção das informações;

Inconsciente- Id (desejos), Ego (regula as ações do indivíduo), Superego (internaliza limites e punições, traz o sentimento de culpa, inferioridade);

Sublimação- Mecanismo de defesa que possibilita a transformação de impulsos indesejados em algo menos danoso, que seja moralmente aceito pela sociedade).

A psicanálise é um importante instrumento para o desenvolvimento da sociedade, onde os indivíduos devem buscar o autoconhecimento para desenvolver relações mais saudáveis e produtivas, adaptando-se às realidades externas.