Módulo: A Origem da Psicanálise
Citação de Marcia Lucas Silva em junho 5, 2024, 7:35 pmComeçar a entender sobre quem é Freud e a origem de sua obra, me permiti entender um pouco através da perspectiva freudiana, comportamentos e manifestações que manifestamos enquanto indivíduos e sociedade. Ele foi o próprio modelo de observação para construção de sua teoria da psique humana. Quem realmente é o que é? Quem realmente fala o que pensa e acredita? Quem vive a honestidade de ser de fato honesto por seus valores e integridade? Entendi que a partir de seus medos e traumas, Freud, trás de dentro de si uma realidade oculta que ele quer manifestar, mas as convenções sociais não o permitiram, e construir a teoria dos três estados consciente, pré-consciente e inconsciente, é possível a ele, se ver de uma maneira pratica e real diante dos sofrimentos que vivenciava e assim pode externalizar o que havia dentro dele mesmo.
Os componentes EGO, SUPEREGO e SUBLIMAÇÂO, me fizeram subjetivamente inferir que Freud falava de seu próprio estado, assim ele inicia seu trabalho de pesquisa, para evidenciar que ele, assim como todos os indivíduos, usam máscaras para lidar com a realidade, uns mascaras bonitas enquanto outras feias, mas todos usando-as para esconder a dor e o sofrimento da própria realidade, o que gera o desequilíbrio mental, emocional e físico do individuo e da sociedade, pois ninguém consegue viver em paz não enfrentando os medos, dores e sofrimentos, e não os aceitando, e assim ele trás essa que eu acho brilhante teoria, para revelar que nossa humanidade real não é manifesta naturalmente, mas que é alterada pelo aparelho psíquico como uma forma de proteção instintiva, mas que a longo prazo trará consequências que a medicina alopática não consegue identificar a causa (distúrbios nervosos, fobias e neuroses) ou tratar de forma efetiva. Mas, as manifestações ou sintomas externos dessas queixas alteram a qualidade de vida do individuo e da sociedade, pois ao reprimi-los entra em ação o mecanismo de defesa, o aparelho psíquico através do componente sublimação, não proporciona o enfrentamento do problema, o que poderia gerar aprendizagem e crescimento, mas, guarda a dor e o trauma, que como um veneno oculto, adoecerá o individuo.
Estou aprendendo a aprender com esses conteúdos, espero que possam me ajudar na construção do meu conhecimento.
Começar a entender sobre quem é Freud e a origem de sua obra, me permiti entender um pouco através da perspectiva freudiana, comportamentos e manifestações que manifestamos enquanto indivíduos e sociedade. Ele foi o próprio modelo de observação para construção de sua teoria da psique humana. Quem realmente é o que é? Quem realmente fala o que pensa e acredita? Quem vive a honestidade de ser de fato honesto por seus valores e integridade? Entendi que a partir de seus medos e traumas, Freud, trás de dentro de si uma realidade oculta que ele quer manifestar, mas as convenções sociais não o permitiram, e construir a teoria dos três estados consciente, pré-consciente e inconsciente, é possível a ele, se ver de uma maneira pratica e real diante dos sofrimentos que vivenciava e assim pode externalizar o que havia dentro dele mesmo.
Os componentes EGO, SUPEREGO e SUBLIMAÇÂO, me fizeram subjetivamente inferir que Freud falava de seu próprio estado, assim ele inicia seu trabalho de pesquisa, para evidenciar que ele, assim como todos os indivíduos, usam máscaras para lidar com a realidade, uns mascaras bonitas enquanto outras feias, mas todos usando-as para esconder a dor e o sofrimento da própria realidade, o que gera o desequilíbrio mental, emocional e físico do individuo e da sociedade, pois ninguém consegue viver em paz não enfrentando os medos, dores e sofrimentos, e não os aceitando, e assim ele trás essa que eu acho brilhante teoria, para revelar que nossa humanidade real não é manifesta naturalmente, mas que é alterada pelo aparelho psíquico como uma forma de proteção instintiva, mas que a longo prazo trará consequências que a medicina alopática não consegue identificar a causa (distúrbios nervosos, fobias e neuroses) ou tratar de forma efetiva. Mas, as manifestações ou sintomas externos dessas queixas alteram a qualidade de vida do individuo e da sociedade, pois ao reprimi-los entra em ação o mecanismo de defesa, o aparelho psíquico através do componente sublimação, não proporciona o enfrentamento do problema, o que poderia gerar aprendizagem e crescimento, mas, guarda a dor e o trauma, que como um veneno oculto, adoecerá o individuo.
Estou aprendendo a aprender com esses conteúdos, espero que possam me ajudar na construção do meu conhecimento.