Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Módulo I - Introdução à Psicanálise

A psicanálise é um método de tratamento de transtornos mentais, moldado pela teoria psicanalista. Trata-se de um campo de investigação teórica, desenvolvido por Sigmund Freud, médico neurologista, judeu, nascido em 1856.

A técnica é baseaa na conversa, isto é, na verbalização daquilo que é inacessível do sujeito, atuando assim através das palavras como forma primordial de acesso às manifestações do inconsciente e a suas particularidades.

Se apresenta como uma teoria social que marca o início de uma nova abordagem sobre o ser humano e o seu mundo interior, que incide sobre a ordem social.

A descoberta do inconsciente, feita por Freud, desconstrói toda a ideia que se tinha de que o indivíduo domina todas as suas açoes e escolhas de forma consciente. Há instintos que determinam nossos comportamentos e criam sentimentos sem que percebamos.

Consciente: local em que residem os conteúdos do que temos consciência que exstem . Na consciência, não há ação dos mecanismos de defesas.

Pré-consciente: que trata do espaço intermediário entre o estado de consciência e o estado de profundo esquecimentos (inconsciente).

Inconsciente: local não físico. Nele residem todos os conteúdos relacionados à nossa história pessoal. O inconsciente, ainda que não esteja estático, não tem noção de passado, presente ou futuro. É um espaço habitado pelos conteúdos abstraídos da consciência. Nele estão guardadas as boas e más lembranças.

2ª Teoria de Freud: Freud percebeu que o inconsciente tem leis e uma lógica própria de agir que independe do indivíduo.

ID: Tenta realizar seus desejos a todo custo, sem contudo, estar cônscio das possibilidades de punição por uma ação ruim.

EGO: Tem uma açã movida pela necessidade de autopreservação.

SUPERGO: Surge o instinto/ mecanismo de defesa da repressão. Esse instinto, com a finalidade de preservar o que é aceito moralmente, leva o indivíduo a ter o sentimento de culpa.

SUBLIMAÇÃO: No inconsciente do ser humano existe uma força interna que conspira para que os desejos seja realizados sem que existam o sentimento de culpa, desprazer. Essa força busca a tranquilização da consciência. Freud chamou isso de mecanismo de defesa. Esse mecanismo busca aliviar o conflito, negando ou falsificando a realidade. Ele é um instinto mantenedor de satisfação interior.