Módulo II
Citação de Priscila183 em novembro 12, 2024, 5:43 pmSobre o módulo II, o que mais me interessou foi o início da formação de identidade, que segundo Jacques Lacan, a ideia do "Estádio do Espelho" explica como começamos a formar nossa identidade. Por volta dos 6 aos 18 meses, ao nos reconhecermos no espelho, sentimos uma mistura de fascínio e estranhamento: vemos uma imagem unificada de nós mesmos, mas ainda não temos controle total do nosso corpo. Esse reconhecimento marca o início do "eu" – uma identidade que parece inteira, mas é, na verdade, uma construção externa e idealizada.
Para Lacan, essa imagem no espelho nos dá um "Eu Ideal" que perseguimos, mas nunca alcançamos totalmente, pois nossa identidade é sempre influenciada pelo olhar dos outros e é, em parte, uma ilusão.
Sobre o módulo II, o que mais me interessou foi o início da formação de identidade, que segundo Jacques Lacan, a ideia do "Estádio do Espelho" explica como começamos a formar nossa identidade. Por volta dos 6 aos 18 meses, ao nos reconhecermos no espelho, sentimos uma mistura de fascínio e estranhamento: vemos uma imagem unificada de nós mesmos, mas ainda não temos controle total do nosso corpo. Esse reconhecimento marca o início do "eu" – uma identidade que parece inteira, mas é, na verdade, uma construção externa e idealizada.
Para Lacan, essa imagem no espelho nos dá um "Eu Ideal" que perseguimos, mas nunca alcançamos totalmente, pois nossa identidade é sempre influenciada pelo olhar dos outros e é, em parte, uma ilusão.
Citação de Marcia Maria Bentes Perdigao em novembro 12, 2024, 8:40 pmA ideia de identificação com a imagem pode alterar o comportamento, pode nos transmitir uma mistura de sensações tanto boas quanto ruins.
A ideia de identificação com a imagem pode alterar o comportamento, pode nos transmitir uma mistura de sensações tanto boas quanto ruins.