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MODULO IV - ESCOLAS DA PSICOLOGIA: PSICANÁLISE E BEHAVIORISMO

Trabalhos de Freud, Melanie Klein e Lacan:

Freud desenvolveu o estudo do inconsciente, a compreensão do processo de interpretação dos fenômenos psíquicos por meio da escuta clinica compreende-se a subjetividade de cada individuo. A introdução do inconsciente colocou por terra a ideia do “eu consciente”, ao dar destaque a vida interior. Para Freud, a vida psíquica infantil, é desenvolvida em quatro fases: oral, anal, fálica e genital. Tal processo resulta na compreensão, na fase genital, por meio do complexo de Édipo.

Melaine Klein, parti da observação do atendimento de crianças na clinica.  Constituiu um corpus teórico sobre as relações objetais, transformando a perspectiva freudiana ao demonstrar um mundo interno infantil, marcado por fantasias, ansiedades, figuras boas e más que expunham a criança a pulsão de vida e de morte, isto é, impulsos agressivos e libidinais.

Para Klein, as fases do desenvolvimento seriam descritas nos primeiros meses de vida da criança como esquizoparanoide e depressiva.  A esquizoparanoide diz respeito ao processo de relação com o seio materno entre a gratificação e frustração. A fase depressiva, em que a criança passa a introjetar o objeto em sua totalidade, diminuindo as ansiedades e sintetizando as emoções geradas anteriormente, quando emerge a culpa aos ataques dirigidos a esse objeto. A ansiedade anteriormente dirigida ao ego passa a ser direcionada ao objeto, possibilitando o desenvolvimento emocional e a capacidade de comunicar-se com as pessoas.

A partir dai formulou uma nova abordagem sobre o complexo do Édipo, ele surgiria a partir do primeiro ano de vida da criança, a partir da posição depressiva, relacionado ao medo de perda do objeto amado em virtude de seus sentimentos agressivos em relação a ele.

Lacan, por sua vez, propõe outro caminho, acrescentando a linguística, a logica e a antropologia estrutural para sua construção teórica. Para ele o inconsciente é estruturado como a linguagem. Há o sujeito que fala e o sujeito do inconsciente, e ambos aparecem em todo o processo de comunicação. Ele não focava no desenvolvimento infantil, mas abordava a emergência do sujeito do inconsciente. É a partir dos cuidados iniciais da vida infantil que esse processo se realiza, isso ocorre a partir de duas operações, a alienação e a separação, que possibilitam adentrar no campo do simbólico a partir do assujeitamento ao outro, que se aliena e se constitui dividido, ou seja, enquanto sujeito. Para que esse processo continue e leve a uma criança edipiana, será preciso que a mãe, ao seguir desejando em outras direções, introduza um terceiro significante, o nome do pai, que tem função de interdição da fusão entre a mãe e a criança, indicando para a criança qual o seu lugar no desejo do outro.

Ao compreender a concepção de sujeito e sua constituição na psicanálise, é possível pensar a transferência e o processo terapêutico. Ela opera, então, como impulsionadora ou não do processo terapêutico, e ocorre não apenas no espaço do consultório, mas também nas instituições de atenção à saúde.

O processo terapêutico consiste em compreender a concepção de sujeito e sua constituição. Considerando-se a relação transferencial, tendo em mente o efeito do inconsciente nas relações, seria possível dar atenção à singularidade dos casos, pois o afeto direcionado ao profissional possibilitaria o manejo para o tratamento.

Sobre o behaviorismo.

É um campo múltiplo formado por diversas perspectivas. Objetiva estudar a psicologia através da observação do comportamento, a qual teria como objetivo atos que fossem observáveis, fundamentada na comprovação experimental, descritos mediante observação a partir a apresentação do estimulo e da resposta, e não através de conceitos subjetivos e teóricos da mente como sensação, percepção, emoção e sentimentos.

A Psicologia comportamental não possui um único conjunto de teorias, seus estudos são debatidos por diversos autores.

As figuras influentes do Behaviorismo incluem os psicólogos John B. Watson e B.F. Skinner, que estão associados ao condicionamento clássico e ao condicionamento operante, respectivamente.

A natureza experimental do behaviorismo.

É um fenômeno que envolve interações ou respostas a estímulos/reforço, bem como a interação individuo/ambiente.  Assim, o participante é estudado por um longo período de tempo, em que se escolhem as condições para o experimento e se manipula as variáveis que possibilitam as recorrências de respostas ao longo do tempo.

 

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