Módulo Quatro - Behaviorismo
Citação de Paula Cristina Coutinho Quaresma Pimentel em dezembro 1, 2023, 10:49 pmO Behaviorismo é um campo da psicologia que estuda o comportamento humano e animal, através da relação entre estímulo e resposta, sendo, esta, uma objetiva mensurável e experimental. Tem como princípios elementares: a objetividade e o condicionamento. Há dois tipos de condicionamento: o Clássico e o Operante. No Condicionamento Clássico a aprendizagem acontece por meio da associação entre um estímulo considerado neutro a outro estímulo, controlado por um sujeito, cuja repetição deste mecanismo irá gerar uma resposta fisiológica involuntária sempre que o estímulo condicionado for apresentado. Já no Condicionamento Operante, o comportamento é sustentado pelo reforço positivo (que aumentará a probabilidade da repetição de tal comportamento) ou pelo reforço negativo (que reduzirá as chances de reincidência ou até mesmo extinção do comportamento).
O Behaviorismo surgiu no início do século XX, em oposição ao funcionalismo e estruturalismo. John B. Watson afirmava que a consciência não era tangível, o que tornava a sua medição impossível, e que, apenas os fenômenos diretamente observáveis poderiam configurar um “saber científico”. Portanto, a psicologia deveria abandonar o método da introspecção e se dedicar unicamente a estudar o comportamento humano e animal, se valendo de técnicas para fazer as medições. Na concepção behaviorista, o comportamento é explicado considerando apenas a influência de fatores ambientais e não de fatores internos ao sujeito (como impulsos, desejos e fantasias). Isto porque, para Watson, o sujeito do comportamento é apenas um “organismo” não havendo, portanto, diferenciação entre as espécies. Tal constatação está enraizada no conceito de Condicionamento de Ivan Pavlov que após uma pesquisa com cães, afirmou que o indivíduo aprende a partir dos inúmeros estímulos ambientais, que são geradores de respostas. Para Pavlov o ser humano seria totalmente condicionado e os processos mentais deveriam ser explicados por termos puramente fisiológicos. À exemplo de Pavlov, Watson também sofreu a influência de Thorndike, no que diz respeito à abordagem experimental deste último, denominada por Conexionismo, na qual ele afirma que a mente humana é um sistema de conexões entre situações e respostas, onde o pensamento é compreendido como uma organização hierárquica de cadeias de estímulo-resposta; aproximando, deste modo, a ideia de ser humano como algo semelhante à uma máquina que, através do condicionamento, é regulada para comportar-se de uma ou de outra maneira. Apesar da perspectiva mecanicista, Watson destacava o ambiente como um fator relevante para a análise do comportamento do indivíduo, já que alguns estímulos produziriam determinadas respostas que levariam à adaptação deste indivíduo àquele contexto. Deste modo, a análise do comportamento deve ser estudada no contexto em que emerge.
O Behaviorismo é um campo da psicologia que estuda o comportamento humano e animal, através da relação entre estímulo e resposta, sendo, esta, uma objetiva mensurável e experimental. Tem como princípios elementares: a objetividade e o condicionamento. Há dois tipos de condicionamento: o Clássico e o Operante. No Condicionamento Clássico a aprendizagem acontece por meio da associação entre um estímulo considerado neutro a outro estímulo, controlado por um sujeito, cuja repetição deste mecanismo irá gerar uma resposta fisiológica involuntária sempre que o estímulo condicionado for apresentado. Já no Condicionamento Operante, o comportamento é sustentado pelo reforço positivo (que aumentará a probabilidade da repetição de tal comportamento) ou pelo reforço negativo (que reduzirá as chances de reincidência ou até mesmo extinção do comportamento).
O Behaviorismo surgiu no início do século XX, em oposição ao funcionalismo e estruturalismo. John B. Watson afirmava que a consciência não era tangível, o que tornava a sua medição impossível, e que, apenas os fenômenos diretamente observáveis poderiam configurar um “saber científico”. Portanto, a psicologia deveria abandonar o método da introspecção e se dedicar unicamente a estudar o comportamento humano e animal, se valendo de técnicas para fazer as medições. Na concepção behaviorista, o comportamento é explicado considerando apenas a influência de fatores ambientais e não de fatores internos ao sujeito (como impulsos, desejos e fantasias). Isto porque, para Watson, o sujeito do comportamento é apenas um “organismo” não havendo, portanto, diferenciação entre as espécies. Tal constatação está enraizada no conceito de Condicionamento de Ivan Pavlov que após uma pesquisa com cães, afirmou que o indivíduo aprende a partir dos inúmeros estímulos ambientais, que são geradores de respostas. Para Pavlov o ser humano seria totalmente condicionado e os processos mentais deveriam ser explicados por termos puramente fisiológicos. À exemplo de Pavlov, Watson também sofreu a influência de Thorndike, no que diz respeito à abordagem experimental deste último, denominada por Conexionismo, na qual ele afirma que a mente humana é um sistema de conexões entre situações e respostas, onde o pensamento é compreendido como uma organização hierárquica de cadeias de estímulo-resposta; aproximando, deste modo, a ideia de ser humano como algo semelhante à uma máquina que, através do condicionamento, é regulada para comportar-se de uma ou de outra maneira. Apesar da perspectiva mecanicista, Watson destacava o ambiente como um fator relevante para a análise do comportamento do indivíduo, já que alguns estímulos produziriam determinadas respostas que levariam à adaptação deste indivíduo àquele contexto. Deste modo, a análise do comportamento deve ser estudada no contexto em que emerge.
Citação de Amarildo Rodrigues Campos em dezembro 21, 2023, 3:08 amOs behavioristas acreditam que os comportamentos podem ser aprendidos por meio do condicionamento. Isto é, as condições do ambiente têm influência direta no comportamento do indivíduo ou animal.
Os behavioristas acreditam que os comportamentos podem ser aprendidos por meio do condicionamento. Isto é, as condições do ambiente têm influência direta no comportamento do indivíduo ou animal.