O caso de Hans foi um marco para a psicologia e influenciou o desenvolvimento da psicologia experimental e do behaviorismo de várias maneiras:
Citação de Jose Domingos de Souza em setembro 5, 2024, 7:21 pmComportamento como Reação a Estímulos
O behaviorismo, especialmente na forma que foi desenvolvida por John B. Watson e, mais tarde, por B.F. Skinner, defende que o comportamento pode ser entendido como uma resposta a estímulos ambientais. No caso de Hans, o cavalo não estava resolvendo problemas matemáticos, mas respondendo a estímulos visuais e corporais que os humanos ao redor, sem saber, estavam emitindo.
Isso exemplifica o princípio fundamental do behaviorismo:
- Comportamento observável: O que parecia ser uma habilidade cognitiva sofisticada era, na verdade, um comportamento condicionado e resultado da observação de estímulos externos (neste caso, os gestos involuntários do treinador).
- Reforço involuntário: Sempre que Hans parava de bater o casco na hora certa, ele era reforçado (por aplausos, aprovação do público ou alívio do treinador), o que fortaleceu o comportamento ao longo do tempo, mesmo que ele não estivesse "entendendo" a matemática
Comportamento como Reação a Estímulos
O behaviorismo, especialmente na forma que foi desenvolvida por John B. Watson e, mais tarde, por B.F. Skinner, defende que o comportamento pode ser entendido como uma resposta a estímulos ambientais. No caso de Hans, o cavalo não estava resolvendo problemas matemáticos, mas respondendo a estímulos visuais e corporais que os humanos ao redor, sem saber, estavam emitindo.
Isso exemplifica o princípio fundamental do behaviorismo:
- Comportamento observável: O que parecia ser uma habilidade cognitiva sofisticada era, na verdade, um comportamento condicionado e resultado da observação de estímulos externos (neste caso, os gestos involuntários do treinador).
- Reforço involuntário: Sempre que Hans parava de bater o casco na hora certa, ele era reforçado (por aplausos, aprovação do público ou alívio do treinador), o que fortaleceu o comportamento ao longo do tempo, mesmo que ele não estivesse "entendendo" a matemática