O caso dos irmãos gêmeos e o espelho é extremamente rico para análise psicanalítica
Citação de ALINE S BERNARDES SILVA em novembro 30, 2025, 10:38 pmAchei esse caso dos irmãos gêmeos e o espelho muito interessante pela ótica da psicanálise. Me fez lembrar da teoria do espelho do Lacan, onde o sujeito começa a formar sua identidade ao se ver refletido. No caso dos gêmeos, esse processo parece ainda mais confuso, porque eles são praticamente um espelho um do outro.
Imagina crescer vendo alguém tão parecido com você o tempo todo? Deve ser difícil separar o “eu” do “outro”. A identificação pode ser muito forte, mas também gerar rivalidade e até angústia. Fico pensando como isso afeta a construção da identidade deles, já que o olhar do outro (nesse caso, do próprio irmão) também interfere muito nesse processo.
Pra mim, é um exemplo claro de como o espelho não é só um objeto, mas um símbolo da nossa busca por entender quem somos — sempre com a presença do outro nesse reflexo.
Achei esse caso dos irmãos gêmeos e o espelho muito interessante pela ótica da psicanálise. Me fez lembrar da teoria do espelho do Lacan, onde o sujeito começa a formar sua identidade ao se ver refletido. No caso dos gêmeos, esse processo parece ainda mais confuso, porque eles são praticamente um espelho um do outro.
Imagina crescer vendo alguém tão parecido com você o tempo todo? Deve ser difícil separar o “eu” do “outro”. A identificação pode ser muito forte, mas também gerar rivalidade e até angústia. Fico pensando como isso afeta a construção da identidade deles, já que o olhar do outro (nesse caso, do próprio irmão) também interfere muito nesse processo.
Pra mim, é um exemplo claro de como o espelho não é só um objeto, mas um símbolo da nossa busca por entender quem somos — sempre com a presença do outro nesse reflexo.