Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

O conceito de EU e personalidade

Os conceitos de EU e personalidade segundo Freud são fundamentais na sua teoria psicanalítica. Freud propôs que a mente humana é composta por três partes principais: o id, o ego (ou EU) e o superego.

1. Id: É a parte mais primitiva da nossa personalidade, presente desde o nascimento. O id opera no princípio do prazer, buscando gratificação imediata dos desejos e impulsos, sem considerar as consequências. É a fonte dos instintos básicos, como fome e desejo sexual. Ele opera segundo o princípio do prazer, que é a busca de prazer e a evitação da dor.

Função do Id: O id é essencial para a sobrevivência, pois está ligado às necessidades básicas. No entanto, por ser tão impulsivo, pode levar a comportamentos socialmente inaceitáveis se não for moderado.

2. Ego (EU): O ego se desenvolve a partir do id e atua como um mediador entre os desejos do id e as realidades do mundo externo. Ele opera no princípio da realidade, buscando satisfazer os desejos do id de maneira socialmente aceitável e realista. O ego é responsável por tomar decisões conscientes e lidar com os desafios da vida cotidiana.

Características do Ego:
- Princípio da Realidade: O ego busca satisfazer os desejos do id de maneira que seja realista e socialmente aceitável. Por exemplo, se alguém tem fome (desejo do id), o ego pode optar por preparar uma refeição em vez de roubar comida.
- Consciente e Inconsciente: Embora o ego tenha aspectos conscientes (pensamentos racionais), ele também opera em níveis inconscientes, gerenciando conflitos internos.
- Mecanismos de Defesa: Para lidar com a ansiedade gerada pelos conflitos entre o id e o superego, o ego utiliza mecanismos de defesa, como repressão, negação e projeção. Esses mecanismos ajudam a proteger a pessoa de sentimentos dolorosos ou inaceitáveis.

3. Superego: Esta parte da personalidade representa a moralidade e os valores sociais, internalizados através da educação e das influências culturais. O superego age como uma espécie de juiz ou crítico, avaliando as ações do ego e impondo sentimentos de culpa ou orgulho. Ele atua como um guia moral e é composto por duas partes principais:

1. Consciente: É a parte que nos faz sentir culpa quando fazemos algo errado.
2. Ideal: Representa os padrões ideais que aspiramos alcançar, levando à sensação de orgulho quando agimos corretamente.

Função do Superego: O superego busca controlar os impulsos do id, muitas vezes restringindo desejos que são considerados inaceitáveis pela sociedade. Isso pode levar a uma luta interna significativa, especialmente quando os desejos do id são fortes.

A interação entre essas três partes é crucial para entender a personalidade humana segundo Freud. O equilíbrio entre o id, o ego e o superego influencia nosso comportamento, emoções e decisões. Quando há um conflito excessivo entre essas partes, pode surgir ansiedade ou outros problemas psicológicos.

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱