Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

O conceito de Eu em Freud e Self em Damasio

Pude compreender com esse material como funciona a metapsicologia, ela é provida de discussão de teorias, atualizações, questionamentos, testes. O Eu em Freud e o Self em Damásio são teorias bastante parecidas, mas cada uma com suas particularidades.

Vimos que o protoself precede o self central ( a base da consciência central ) e o self autobiográfico ( base da consciência ampliada) .O prtoself não apresenta capacidade de percepção, não conhece e nem sabe , não seria ainda um sujeito, embora seja a excpressão da singularidade do corpo, e do fato de que o corpo fornece a base para a emergência do self consciente e autobiográfico, eis aqui a mais evidente ressonância entre as teorias de Freud e Damásio.

Segundo Freud o eu corporal : projeção mental da superfície corporal derivada de sensações endógenas e exógenas .Memória  pré consciente que registra e conserva as inscrições das sensações .Eu conjunto de representações psíquicas mais ou menos estáveis a través do qual o sujeito regula sua relação consigo e com o mundo.

Segundo Damásio ; Protosself  : conjunto inconsciente de representações das numerosas dimensões do estado corrente do corpo pelas modificações internas e pelo contato com o exterior.Self central: Referência transitória constantemente refeita , mas, consciente ao organismo individual em que os eventos estão ocorrendo.Self autobiográfico: registro organizado e verbal de experiências passadas de um indivíduo , projeção no futuro e guia da ação.