O conceito do “eu” e a personalidade”
Citação de Carina Guedes em maio 30, 2025, 11:20 am
Na psicanálise, o conceito de “eu” vai muito além de saber o nome, o CPF e o que gosta de fazer no fim de semana. O eu é formado num lugar de conflito, entre o que a gente deseja, o que a sociedade exige e o que a gente pode ou não pode fazer. Freud já dizia que o eu não é senhor em sua própria casa.
Lacan vai além e mostra que esse “eu” é uma construção. Ele surge a partir do olhar do outro, da linguagem e da imagem que projetamos. Ou seja: o que você acha que é… talvez nem seja.A personalidade, então, é só o reflexo de tudo isso: desejos reprimidos, traumas, máscaras e repetições.
Será que a gente realmente se conhece? Ou só aprendeu a sobreviver com o que sobrou de si?
Na psicanálise, o conceito de “eu” vai muito além de saber o nome, o CPF e o que gosta de fazer no fim de semana. O eu é formado num lugar de conflito, entre o que a gente deseja, o que a sociedade exige e o que a gente pode ou não pode fazer. Freud já dizia que o eu não é senhor em sua própria casa.
Lacan vai além e mostra que esse “eu” é uma construção. Ele surge a partir do olhar do outro, da linguagem e da imagem que projetamos. Ou seja: o que você acha que é… talvez nem seja.
A personalidade, então, é só o reflexo de tudo isso: desejos reprimidos, traumas, máscaras e repetições.
Será que a gente realmente se conhece? Ou só aprendeu a sobreviver com o que sobrou de si?