Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

O conceito do eu e da personalidade

Para Freud "o [eu] é, primeiro e acima de tudo, um [eu] corporal; não é simplesmente uma entidade de superfície”. Nascemos uma bagunça, imersos em um acontecer caótico, sem distinção, sem controle e mergulhados em desamparo, "as sensações internas e externas encontram-se em completa desordem"; e com o passar do tempo vamos nos constituindo através da convivência com o outro, e interação com o meio; vamos delimitando os contornos e  limites do nosso corpo, nos diferenciando do outro.

Com o acontecer do desenvolvimento e o passar do tempo nos apropriamos do nosso esquema e imagem corporal, os conflitos surgem, e com a necessidade de enfrentar esses conflitos que decorrem do nosso mundo interno e daquilo que nos cerca exteriormente nasce o eu. "O eu, nesse sentido, forma-se a partir de um processo de modificação do id, que ocorre pelo contato com a realidade."

"A partir do conceito do narcisismo, a imagem do eu é vista tanto como objeto de concentração de energias, como quanto ao posicionamento como sujeito de investimento. Ou como objeto, ou como sujeito, o movimento libidinal ocorre em torno do eu e a evolução se torna mais complexa."

Já a personalidade, na psicanálise, é constituída pelos três grandes sistemas: o id (regido pelo princípio do prazer), o ego (representa a personalidade, regido pelo princípio da realidade, é o “eu” do indivíduo,) e o superego (responsável pelo julgamento de nossas ações e pensamentos). O id é o sistema originário da personalidade, é a instância inconsciente, sendo o reservatório das energias psíquicas, onde se localizam as pulsões, os instintos, os desejos.

A nossa personalidade se desenvolve através de 5 estágios segundo Freud (oral, anal, fálico, latência e genital), onde são enfrentados conflitos que se originam pelas demandas da sociedade e os nossos próprios impulsos. "A dinâmica que ocorre no desenvolvimento da personalidade e os conflitos enfrentados geram ansiedade e, para dar conta do desconforto e desprazer, Freud atribuiu esse processo aos mecanismos de defesa, operado pelo ego que exclui da consciência os conteúdos indesejáveis, protegendo o aparelho psíquico."

Basicamente é isso, o Id deseja, o Ego realiza e o Superego faz a mediação. Quanto a diferenciar eu e personalidade penso que melhor se resume em que o EU é a minha identidade enquanto ser no mundo que me faz diferente do outro mas que me insere nesta mesma categoria de Ser, e a personalidade é o conjunto dos resultados das minhas ações, das minhas percepções e das minhas escolhas, é a impressão digital da minha alma, a cada fase vencida mais uma linha é impressa nessa digital imaginária, que nasce das forças dos conflitos internos e externos da minha vivência.