O Conceito do Eu e da Personalidade
Citação de José Junio Souza da Costa em julho 24, 2025, 12:23 pmO conceito do eu e da formação da personalidade são centrais na psicanálise para a compreensão do funcionamento da mente e do psiquismo humano. Freud interligou esses conceitos com suas teorias sobre o inconsciente, as pulsões e as fases de desenvolvimento. O eu é uma instância do aparelho psíquico e a parte da personalidade que lida com a realidade. A personalidade, por sua vez, é construída de forma dinâmica, moldada por experiências, conflitos internos e relações com o ambiente.
O conceito do eu e da formação da personalidade são centrais na psicanálise para a compreensão do funcionamento da mente e do psiquismo humano. Freud interligou esses conceitos com suas teorias sobre o inconsciente, as pulsões e as fases de desenvolvimento. O eu é uma instância do aparelho psíquico e a parte da personalidade que lida com a realidade. A personalidade, por sua vez, é construída de forma dinâmica, moldada por experiências, conflitos internos e relações com o ambiente.