Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

O conceito do Eu e da Psicanálise

Neste tópico compreendi que a construção do eu, segundo os princípios Freudianos se dá conforme a primeira tópica, através do narcisismo primário. Na segunda tópica, entretanto, Freud que a construção do eu se estabelece no princípio da alteridade, baseando a construção do eu na modificação do id em contato com a realidade, onde as frustrações do id são reguladas pelo eu, que constrói sua identidade através de comportamentos razoáveis.

Para a psicanálise, a formação da personalidade se ajusta com a estruturação da mente, sendo que em cada fase da vida cada estrutura mental será usada para a construção da personalidade, ocorrendo inicialmente na infância, onde o inconsciente ainda vive os desejos, a sexualidade, e as pulsões.

Essa estruturação da mente foi ordenada por Freud em três instâncias: o id, o ego e o superego. No id, encontramos as pulsões,vá irracionalidade, a busca por prazeres inconsequentes. Faz parte do inconsciente. O ego é a parte que está em contato com a realidade, mediando os impulsos do id, agindo como o controlador dos instintos. O superego representa os nossos conceitos morais, é o juiz, o proibidos, o nosso freio moral.

O eu é compreendido como um repertório que descreve as condições corporais e o comportamento do próprio indivíduo.  A personalidade é expressa através da realidade, enquanto o eu exerce um trabalho conciliador entre o ego e o superego.

As considerações apresentadas demonstram a importância das teorias que foram desenvolvidas por Freud dentre elas a questão da estruturação do id do ego e do super ego. Outra coisa importante foi o caso da tatuagem que permitiu uma reflexão da relação entre o corpo e a mente.