Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

O conceito eu e o desenvolvimento da personalidade

O conceito eu e o desenvolvimento da personalidade segundo a psicanálise é desenvolvida e constituída por três pilar; id, ego, e superego.

As características do id, ego e superego são;

1 - O id como reservatório pulsional desorganizado;

2 - O ego como instância do psiquismo que se relaciona com o mundo externo e a diferença fundamental entre o ego e o id é que o ego acata o princípio da realidade diferenciando o que é da mente e o que é do mundo externo enquanto o id segue o princípio do prazer realidade subjetiva da mente;

3 - O superego se assemelha a um juiz no tocante ao ego e vida também a impedir a passagem dos impulsos do id.

Note que o eu e o desenvolvimento da personalidade está ligada ao interior na pessoa dos três pilar id, ego e superego.

O desenvolvimento da personalidade se da através muito do ambiente externo em qual o individuo vive. O conceito de desenvolvimento da personalidade, ocorre em sete fases: oral, anal, fálica, latência, adolescência, maturidade e velhice. Afirmando que em cada fase, a pessoa deve aprender a resolver certos problemas específicos, originados do próprio crescimento físico e da interação com o meio.

É muito importante  o conceito Eu na psicanálise onde pode favorecer ao desenvolvimento,  compreensão e na solução de conflitos e problemas.

Também em nossos estudos vimos a importância de compreender o Id, Ego e Superego como Freud nos trouxe a tona, bem como a metapisicologia que vai favorecer na relação entre psicanalistas e pacientes que buscam na terapia novos meios de lidar com seus medos, anseios e na busca por novos caminhos.