Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

O corpo

Estou encantada com os conceitos corpo X organismo. Sendo organismo nosso aparato biológico e corpo, o esquema corporal que criamos, que é para Freud a porta de entrada (superfície) do psiquismo. Nunca havia pensado dessa forma, ainda que tenha formação em Neurociência.

Para Freud:

O Eu apresenta uma estrutura dupla, a camada superficial que filtra o que chega do mundo externo e a camada abaixo que se dedica à recepção sensorial e à inscrição inicial de seus traços.
Internamente, por outro lado, o Eu tem 2 percepções, uma vigilante e sensível que é a inicial e uma que consegue registrar e conservar as inscrições. O EU é, portanto, primeiramente um eu corporal (superfície).

Para Danasio, o self (EU para Freud)  é neural. No que tange ao corpo, as bases neurais são responsáveis, embora de forma inconsciente, pela manutenção da homeostase (manutenção de estados internos estáveis dentro do organismo), e isso soa puramente físico e biológico. No entanto, ele levanta a hipótese das emoções serem co-responsáveis por tais sensações. Ele afirma que, não há como separar organismo e ambiente, porém ele é plástico, o que quer dizer que adapta-se as pressões de maneira individual, pois cada sensação encontra um repertório de outras sensações pré-registradas por cada um. Os seres humanos engendram, concomitantemente ao padrão neural do objeto, padrões mentais (imagens) para esse objeto.

A partir desses conceitos, pude ampliar minha visão de corpo, compreendendo melhor a maneira como neurologia, psiquismo e corpo se entrelaçam.