Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

O Ego e os Mecanismo de Defesa

Foi de fundamental importância aprendi sobre as funções do Ego,e o seu mecanismo de defesa,assim como, a formação do Ego,e as definições do mecanismo de defesa do Ego.O ego utiliza-se de um número limitado de defesas durante os períodos da
vida, podendo escolher ora um, ora outro método que pode ser o
recalcamento, deslocamento, inversão, etc. A análise das resistências no
processo de análise é outra oportunidade de acessar e entender essas defesas.
Os principais mecanismos de defesa são a repressão, a negação, a
racionalização, o isolamento, a formação reativa, a projeção, a regressão, a
identificação, a dissociação, o deslocamento, a sublimação e a idealização.
Quando a sua utilização é em demasia, aponta para sintomas neuróticos
(SILVA, 2010).

Ego, e a consciência, o eu de cada um,ou seja, o que caracteriza a personalidade de cada indivíduo.

Mecanismo de defesa,são bloqueios gerados pela mente para bloquear o acesso a conteúdos reprimidos no inconsciente,impedindo que o paciente tenha acesso a descoberta de motivos traumáticos que geram os sintomas. Este artigo aborda a percepção sobre o funcionamento dos mecanismos de defesa na Psicanalise.

No que diz respeito ao Ego e os Mecanismos de Defesa, compreendo que tais mecanismos são modos de operação psíquica que o Ego constrói para defender-se de perigos reais ou fictícios e tem a função de proteger o ego contra elementos como por exemplo a ansiedade e o desprazer. Estes mecanismos são normais a todos os seres humanos, podendo ser utilizados também para defender de forma patológica o narcisismo do sujeito. Ana Freud teoriza em sua obra que esses mecanismos existem pelo “medo” do ego de regredir ao estado inicial de fusão com ID, na hipótese da falha do Superego na tarefa de reprimir os impulsos.

Este tópico foi o mais interessante para mim, pois aprender como funciona nossa mente é o princípio para nos conhecermos de verdade.

O Ego é a construção do EU, onde vai mostrar como eu vou agir diante da sociedade e minha personalidade como pessoa.

O mecanismos de defesa é uma arma ao qual o ego utiliza para poder dominar as ações, bloqueando o inconsciente e dominando a psiquê do indivíduo, fazendo com que o mesmo acredite no seu ego, e seus pensamentos imaginários de situações diversas.

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱