Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

O Ego e os Mecanismo de Defesa

A função do ego é mediadora, integradora, e humanizadora entre a pulsões, as exigências e ameaças do superego e as demandas da realidade exterior. Ao contrário do Id que é fragmentado em tendências independentes entre si, o ego surge como unidade e com instância psíquica que assegura a identidade da pessoa.

O ego não é uma instância que passa a existir repentinamente, é uma construção. O mesmo se forma na sequência de identificações a objetos externos que são incorporados a ele. É um mediador, podendo, por um lado, ser considerado como uma diferenciação progressiva do Id que leva a um contínuo aumento do controle sobre o resto aparelho psíquico. Portanto, o ego é o pólo defensivo do psiquismo. Não é equivalente ao inconsciente, não se superpõe ao consciente, nem se confunde com ele. O ego tem raízes no inconsciente, como é o caso dos mecanismo de defesa que são funções do ego, assim como o desenvolvimento da angústia.

Os Mecanismo de defesa ego são processos subconscientes desenvolvidos pela personalidade, os quais possibilitam a mente desenvolver uma solução para conflitos.

Os principais mecanismo descrito são a repressão, a negação, a racionalização, o isolamento, a formação reativa, a projeção, a regressão e a sublimação.

 

Fico impressionada com mecanismos de defesa...