Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

O ego, e os mecanismos de defesa

Page 1 of 2Next

Eu ja havia feito um curso de psicanalise, somete teoria e li artigos sobre o Id, o Ego e Superego, mas foi nestas aulas que pude entender suas funcoes e agora estou comecando a entender os mecanismos de defesa. O id gosta de liberdade, o ego seria o seu fiscal, filtrando o que ele pode se extravasar ou nao, esse filtro do ego se chama mecanismo de defesa, acho que 'e isso. E o superego seria o juiz dos dois.

 

Gildo

IEVI, Sandra Nogueira da Silva Asevedo and 2 other users have reacted to this post.
IEVISandra Nogueira da Silva AsevedoNICOLAS PEREIRA BORCEZICarlos Alberto Guxi

Na verdade entendi que só há um mecanismo de defesa, a sublimação Ego e Superego são equalizadores ou sinalizadores do Id.

IEVI and Sandra Nogueira da Silva Asevedo have reacted to this post.
IEVISandra Nogueira da Silva Asevedo

Mecanismos de defesa são conceitos da psicanálise. Foram pela primeira vez descritos por Freud, posteriormente tornando-se importantes temas das investigações de Melaine Klein e Anna Freud. Mecanismos de defesa são o conjunto de estratégias efetuadas pelo ego diante perigos da realidade externa do sujeito e das exigências e dos impulsos de suas instâncias psíquicas id e superego, contribuindo ao seu equilíbrio e à sua adaptabilidade. Assim, não são ações unicamente contra patologias, mas também reivindicações pulsionais e diversos fatores que podem suscitar o desenvolvimento de angústias, como emoções ou exigências superegóicas. Os mecanismos, encontrados de acordo com o repertório e a plasticidade do indivíduo, apresentam variabilidades quanto à sua eficiência e ao seu dispêndio de energia psíquica. Há, logo, uma categorização entre os mecanismos maduros (mais bem-sucedidos e com menos demandas energéticas), neuróticos (mais ineficazes e mais custosos) e primitivos (que resultam em experiências cindidas). A atividade excessiva de algum deles pode ser indicadora de neurose. Classicamente, assumem formas de na neurose histérica, substituição na obsessiva e projeção na paranoia.

IEVI has reacted to this post.
IEVI

Ego,id e superego são um conjunto de três conceitos na teoria psicanalítica que descrevem agentes distintos e interagentes no aparelho psíquico.

Mecanismo de Defesa,E uma denominação dada por Freud para as manifestações do Ego diante das exigências das outras instâncias psiquicas (id e superego), mas a psicanalise freudiana não é a única teoria a se utilizar desse conceito.

O mecanismo de defesa é onde se manifesta o ego.

O ego sendo nosso regulador de ações, onde impõe limites (baseado em regras e morais induzidas pelo Super Ego) aos nossos desejos extremos de satisfação pessoal (impulsionado pelo ID).

Quando o Ego consegue suprimir determinados impulsos, o faz através dos mecanismos de defesa seja redirecionando os impulsos ou reprimindo-os completamente.

foi interessante observar os diversos mecanismos de defesa que se pode encontrar e as relações do ego com esses comportamentos

Ao meu entendimento o mecanismo de defesa é onde o ego se manifesta.

O Ego e os mecanismos de defesa foram apresentados de forma clara e maravilhosa. Muito importante perceber as diferentes formas de lidar com as situações e referenciá-las à sua fonte.

O ego na verdade seria o mecanismo de defesa

Page 1 of 2Next